Recém-nascida é cortada por bisturi de médico durante parto e leva 25 pontos

Arquivo pessoal

Uma recém-nascida teve parte da cabeça cortada pelo bisturi do médico durante um parto na Santa Casa de Araçatuba (SP). O caso ocorreu no dia 27 de agosto, mas só foi apresentado às autoridades na última sexta-feira (19). A Polícia Civil abriu inquérito para investigação.

O boletim de ocorrência registrado pela família foi por lesão corporal. A equipe do hospital resolver fazer uma cesariana após a mãe ter perdido uma grande quantidade de líquido amniótico ao dar entrada na Santa Casa. No momento em que a criança foi retirada da barriga da mãe, o pai avistou um grande corte no lado direito da cabeça da menina.

O corte teria sido causado pelo bisturi usado pelo médico para cortar a barriga da mãe. Após ver a situação da recém-nascida, a criança foi conduzida para a cirurgiã da pediatria, que precisou suturar o bebê com 25 pontos. A criança precisou ficar internada por seis dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quando recebeu alta.

A família registrou uma reclamação formal na ouvidoria da Santa Casa. A Polícia Civil orientou aos pais sobre o prazo de seis meses para fazer uma representação criminal. A menina passa bem.

Arquivo pessoal

Santa Casa se posiciona

Por meio de nota, a Santa Casa informou que o corte “foi causado pela utilização do fórceps na cesárea”. O hospital ainda explica que o fórceps é utilizado quando há risco à vida da gestante ou do bebê. Segundo a Santa Casa, “a bebê estava em posição que impediu a retirada por procedimento manual”.

O hospital ainda explicou que o “departamento de gestão de assistência apurou o caso e que, durante o procedimento, ocorreu corte acidental no couro cabeludo da bebê. Uma tomografia constatou ser uma lesão superficial sem trauma ou comprometimento do cérebro. Após o ferimento, a menina permaneceu alguns dias internada na UTI”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!