Em análise, Lo Prete diz que não vê sinal de ‘moderação’ em ações de Bolsonaro e é elogiada na web

Renata Lo Prete
Análise viralizou nas redes sociais (Reprodução/TV Globo)

A apresentadora Renata Lo Prete recebeu uma série de elogios nas redes sociais após realizar uma análise sobre as ações recentes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A âncora disse que o chefe do Executivo federal não se comprometeu com a moderação, apesar de ter publicado uma carta pregando pela harmonia dos poderes. Ela justifica a ação do presidente pelo medo das consequências do discurso dele nos atos de 7 de setembro. A declaração foi dada no “Jornal da Globo”, na madrugada desta sexta-feira (10).

Depois de inflar a população com frases contra o STF (Supremo Tribunal Federal) e o ministro Alexandre de Moraes, o presidente negou qualquer intenção de agredir o Judiciário e o Legislativo. Na visão da jornalista, no entanto, isso não representa um recuo. “O dia foi confuso e difícil de ler, mas vamos tentar chamar as coisas pelos nomes certos. O presidente Bolsonaro não recuou nem se comprometeu com nenhum tipo de moderação. Isso não existe com ele”, disse.

Para a apresentadora, o presidente percebeu o perigo que poderia passar depois das declarações com raízes golpistas nas manifestações. “O que aconteceu com ele nós já vimos acontecer outras vezes e é o seguinte: ele sentiu o cheiro do perigo depois de anunciar um crime de responsabilidade com todas as letras no 7 de setembro e de insuflar os caminhoneiros numa mobilização que quase saiu de controle”, disse Renata, citando a greve dos caminhoneiros.

Bolsonaro chegou a pedir os caminhoneiros, ontem (9), que parassem com as paralisações nas estradas, mas os manifestantes decidiram continuar com os atos. Um dos líderes da mobilização, Zé Trovão, está foragido no México. O caminhoneiro teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes na semana passada, no inquérito que investiga atos antidemocráticos.

Reações

Ainda de acordo com Renata, o comedimento de Bolsonaro só continuará até que o presidente de sinta seguro o suficiente para atacar os adversários novamente. “Ele daí ele buscou proteção, curiosamente fora do governo, na figura do Michel Temer, que é um sobrevivente na política, que aperta botões que ele não consegue apertar. Vai durar só até Bolsonaro se sentir seguro o bastante para atacar de novo”, analisa.

O comentário gerou uma série de elogios nas redes sociais. O humorista Gregório Duviver parabenizou a jornalista pela análise. “Renata Lo Prete impecável na sinopse”, escreveu. “Eu amo as análises da Renata lo Prete e ela resumiu muito bem o cenário”, disse um internauta. “O poder de síntese da Renata Lo Prete é absurdo. Melhor âncora!”, elogiou outro.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!