Saúde anuncia a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid; doses chegam na semana que vem

vacinação crianças
O primeiro lote de doses pediátricas deve chegar ao Brasil no próximo dia 13 e já poderão ser distribuídas no dia seguinte (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (5), a inclusão das crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Segundo a pasta, o imunizante utilizado para proteger essa faixa etária será o da Pfizer e o primeiro lote de doses pediátricas deve chegar ao Brasil no próximo dia 13. No dia seguinte, as vacinas já poderão ser distribuídas aos estados.

Segundo o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, o país já encomendou 20 milhões de doses da vacina, que devem ser aplicadas no primeiro trimestre deste ano. Só em janeiro, 3,7 milhões de vacinas devem chegar ao país.

De acordo com o governo, a vacinação infantil dará prioridade às crianças com comorbidades, com deficiência, indígenas ou quilombolas. A imunização ocorrerá de forma decrescente (das mais velhas para as mais novas) e o intervalo entre as duas doses será de oito semanas.

Além disso, não será exigida receita médica para a imunização das crianças desta faixa-etária. Autorização por escrito também não será necessária, desde que os pais ou responsáveis estejam presentes no momento da vacinação.

(Reprodução/TV Brasil)

‘Presidente defende a liberdade’

Questionado sobre o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação à vacinação infantil, o ministro da saúde Marcelo Queiroga disse que o chefe do Executivo federal defende a “liberdade de escolha”. Ainda segundo ele, a pasta vai se esforçar para seguir todas as recomendações de imunização infantil propostas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“O que o presidente defende é a liberdade das pessoas escolherem se querem ou não se vacinar e eu entendo que a nossa campanha de vacinação tem esse sucesso extraordinário porque as pessoas são livres para escolher a vacinação”, disse.

“Todos aqueles que quiserem vacinar seus filhos, o Ministério da Saúde vai garantir doses da vacina. E o Ministério da Saúde também vai cuidar para que as normas que foram recomendadas pela Anvisa sejam seguidas”, acrescentou.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!