“Se é negro…Tem que me servir?”: Mulheres respondem a ato de racismo e vídeo viraliza

Reprodução/Facebook

Quatro mulheres negras de São Paulo resolveram gravar um vídeo dando uma resposta “lacradora” e bem-humorada à atitude de racismo que haviam acabado de sofrer dentro de um shopping na Capital. Em menos de uma semana, o relato já se aproxima da marca de 1 milhão de visualizações.

O vídeo, intitulado “Se é negro…Tem que me servir?“, mostra as amigas Beatrice Oliveira, Stella Yeshua, Samantha Cristina e Carol Silvano no banheiro do estabelecimento, logo após o ocorrido no Pátio Paulistana, na última sexta-feira (5).

A protagonista da ação, Stella, especialista em marketing, conta que, em certo momento, uma mulher [branca] que estava na praça de alimentação tropeçou e deixou cair a bandeja onde carregava sua comida. Na tentativa de ajudá-la, Stella saiu correndo até a senhora e lhe ofereceu ajuda.

Em resposta à atitude de Stella, a mulher teria respondido “Está tudo bem, só preciso que você limpe”. Ao ouvir a frase, a especialista em marketing esclareceu: “Senhora, eu não trabalho aqui. Estou aqui para te ajudar”.

Em entrevista ao Catraca Livre, Beatrice e Stella contam que esse tipo de situação é algo rotineiro para elas. “Como acontece tanto, não temos mais lágrimas para chorar. Por isso, resolvemos tratar o fato com humor”. As mulheres ainda afirmam que o racismo é algo naturalizado na sociedade. “Ninguém nos confunde com juízas ou médicas. No imaginário das pessoas, um negro pode estar apenas na condição de faxineiro. Alguém que está lá para servi-las”, ressaltou Beatrice na entrevista.

Devido ao sucesso do vídeo, o grupo lançou um canal no YouTube, chamado “Estaremos lá“, no qual pretendem lançar outros vídeos sobre temas variados, sempre com um toque de humor.

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!