Novo caso de coronavírus é em jovem que não apresenta sintomas; transmissão ainda pode ocorrer

exame coronavirus
O caso não havia sido considerado como confirmado antes, por ser assintomático (Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)

Um caso atípico de infecção pelo novo coronavírus foi confirmado no Brasil nessa quinta-feira (5), em São Paulo: uma adolescente de 13 anos, que esteve na Itália na última semana, teve o resultado positivo para a doença, mas não apresenta nenhum sintoma do Covid-19.

No início da manhã dessa quinta, o Ministério da Saúde havia afirmado que o caso não deveria ser somado aos casos confirmados, por não cumprir os critérios técnicos para enquadramento da doença. Mais tarde, depois de uma reunião com especialistas, o órgão resolveu classificar o caso como confirmado.

A jovem voltou da Itália no último domingo (1), onde ela foi atendida em um hospital para tratar uma lesão de ligamento e foi medicada. De volta ao Brasil, ela procurou atendimento no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista. Mesmo sem sintomas, ela passou pelo exame de coronavírus na terça-feira (3) e a contraprova, realizada no Instituto Adolf Lutz na quarta-feira (4), considerou o resultado positivo.

Os especialistas responsáveis pelo caso estudam a possibilidade do uso de medicamentos para a lesão ter mascarado os sintomas da doença. “Ela provavelmente tomou um anti-inflamatório, ou até corticoide, e isso pode ter alterado a resposta imunológica dela para a doença”, explica ao BHAZ o infectologista Carlos Starling.

O Ministério da Saúde informou que quatro elementos levaram à definição do caso como confirmado: o resultado do exame, o local provável de infecção (Itália), a possibilidade do uso de medicamento ter mascarado os sintomas e a possibilidade de os sintomas surgirem nos próximos dias.

Pacientes sem sintomas podem transmitir o vírus?

A confirmação do caso assintomático trouxe ainda mais dúvidas sobre a doença causada pelo coronavírus. Afinal, uma pessoa infectada pelo vírus, mas que não apresenta nenhum sintoma, pode transmitir o Covid-19 para outras pessoas?

O infectologista Carlos Starling esclarece que, apesar dos casos assintomáticos serem raros, a transmissão ainda acontece. “Essa situação é ainda mais séria, porque a pessoa transmite sem saber que está transmitindo. Ela não tem a menor ideia de que está infectada e é assim que a epidemia se propaga”, explica o especialista.

Apesar disso, a chance do paciente não apresentar sintomas é muito pequena e não significa que uma pessoa infectada por ele também terá um caso assintomático. “Isso é uma questão de característica imunológica, varia de pessoa para pessoa. Até esse momento, menos de 1% dos casos no mundo são assintomáticos e, mesmo assim, os pacientes podem apresentar os sintomas mais tarde. É muito difícil uma pessoa estar com a doença e não saber”, finalizou Starling.

Casos confirmados de infecção por Covid-19 no Brasil

1ª Caso: Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

2º Caso: O paciente, um homem de 32 anos, esteve na Itália e chegou ao Brasil na quinta-feira (27). Ele chegou acompanhado da mulher de Milão, na região da Lombardia. Ainda no voo usou máscara e a acompanhante não apresenta sintomas da doença. O paciente foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na sexta-feira (28). Durante o atendimento, o viajante relatou febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. O quadro clínico foi considerado leve e estável.

3° Caso: Trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

4° Caso: Adolescente de 13 anos que está na cidade de São Paulo e esteve, recentemente, na Itália.

Com Agência Brasil

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!