Suspeitos de mandar matar Marielle Franco são presos

marielle franco câmara municipal rio de janeiro
Marielle Franco foi assassinada em março de 2018 (Renan Olaz/CMRJ)

Após delação premiada dos dois executores do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, os dois suspeitos de mandar matar a política foram presos neste domingo. Além deles, foi preso o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, suspeito de interferir nas investigações do crime.

A Polícia Federal realizou na manhã de hoje a Operação Murder Inc que apura os assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Neste domingo foram presos os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão e Rivaldo Barbosa. O primeiro é conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, e seu irmão, Chiquinho, era deputado federal pelo União Brasil. O terceiro preso era chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro à época do crime e ex-chefe da Delegacia de Homicídios.

Além das prisões, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em endereços na capital carioca, inclusive no TCE-RJ.

As prisões dos três se dá após as delações de Élcio Queiroz e Ronnie Lessa, os dois executores do crime.

Élcio foi o primeiro a assinar delação premiada. Ele assumiu ter dirigido o carro no dia do crime e apontou Ronnie Lessa como o executor dos vários disparos que mataram Marielle Franco e Anderson Gomes.

Na semana passada, o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski noticiou a delação premiada de Ronnie Lessa. O policial disse aos investigadores da Polícia Federal quem eram os mandantes do assassinato da vereadora e consequente morte do motorista.

Segundo a repórter Juliana Dal Piva, do ICL Notícias, na delação de Ronnie Lessa, ele teria dito que Rivaldo Barbosa deu aval para o assassinato da vereadora do Psol e garantido que não haveria punição pelo crime.

Em entrevista à Globo News, a irmã de Marielle Franco e ministra da Igualdade Racial do governo Lula, Anielle Franco, ao saber do possível aval do ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, ficou em estado de choque e, em prantos, desabafou: “Era quem deveria estar protegendo. É preciso dizer que é uma luta contra um sistema que é corrompido do início ao fim. Apelo ao mundo, independente do que a Marielle defendia, ninguém merecia”.

Pedro Rocha Franco[email protected]

Pedro Rocha Franco é jornalista desde 2007 e estudante de ciências sociais. Foi repórter do jornal Estado de Minas, editor do portal O Tempo e head de digital da Itatiaia. Hoje é gerente executivo do BHAZ. Além disso, colaborou com UOL e Repórter Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!