Um avião de pequeno porte foi interceptado e abatido pela Força Aérea Brasileira (FAB), nessa terça-feira (11), ao entrar no espaço aéreo nacional vindo da Venezuela, na Região Norte do país. Segundo a corporação, a aeronave transportava drogas e a ação, em conjunto com a Polícia Federal, seguiu os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), previstas em legislação federal.
Conforme informações oficiais, ao ser localizada e interceptada pela FAB, a aeronave suspeita não se identificou pelo rádio, nem modificou a rota para pousar em um aeródromo próximo.
Tiros de advertência teriam sido disparados, também sem sucesso. Com isso, o avião foi classificado como hostil pelo governo brasileiro e foi alvejado com o chamado tiro de detenção, para impedir a continuidade do voo.
'Tiro de detenção': FAB abate avião que transportava drogas ao entrar em território nacional pic.twitter.com/34vCLH9bCA
— BHAZ (@portal_bhaz) February 13, 2025
“Essa medida é utilizada como último recurso, após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito. Com a execução do Tiro de Detenção, o avião interceptado, classificado como hostil, veio a colidir com o solo”, informou a FAB, em nota.
Nessa quarta-feira (12), uma equipe da FAB, de helicóptero, localizou os destroços no solo. Conforme nota oficial, foram encontrados dois homens mortos e drogas no interior da aeronave.
Com Agência Brasil