Trem turístico com quase mil passageiros fica preso por 10 horas no Paraná

Trem
Trem chegou ao destino às 21h (Serra Verde Express/Divulgação)

Os passageiros de um trem turístico viveram cerca de dez horas de medo e aflição na Serra do Mar, no litoral do Paraná, nessa quinta-feira (13). O veículo com 22 vagões, que saiu de Curitiba em direção a Morretes, ficou preso por causa de galhos e árvores nos trilhos.

Alguns dos 943 passageiros do trem, operado pela empresa Serra Verde Express, relataram nas redes sociais ter ficado sem comida, sem água e até sem luz durante a interrupção do trajeto. O passeio normalmente dura quatro horas, mas o trem só chegou ao destino por volta das 21h.

“A previsão de chegada era 12h, 12h30, lá em Morretes. São mais de 15h30 e o trem está parado, a empresa cada hora deu uma desculpa, dizendo que poderia ser resolvido o quanto antes. Deram 40 minutos, uma hora… E está todo mundo aqui. São vários vagões, o pessoal está revoltado”, diz vídeo publicado por um dos passageiros, Perci de Paula, no Twitter.

De acordo com ele, o primeiro lanche fornecido no passeio foi um pacote de biscoito, distribuído às 8h50. O segundo e último lanche teria sido entregue às 15h30, e às 17h30, crianças e idosos teriam recebido água pela última vez.

Outro passageiro, identificado como Luiz Cavalli, publicou um registro do vagão em que estava, no escuro. “Saímos às 8:34 de Curitiba em direção a Morretes Além da viagem do trem durar mais de 12hs. Ainda ficamos sem luz por boa parte da noite no nosso vagão”, escreveu.

O que diz a empresa?

De acordo com a Serra Verde Express, o trem ficou preso por volta das 11h em um ponto a cerca de 15 quilômetros de Morrete, por causa de galhos e árvores nos trilhos.

“Ressaltamos que, em 26 anos de operação, é a primeira vez que um incidente meteorológico causa uma paralização tão longa neste percurso turístico, classificado entre os três melhores do mundo”, diz nota.

A empresa ainda garante que mobilizou uma estrutura especial para garantir o conforto e atendimento aos passageiros. “Além de alimentação e orientação, temos uma estrutura rodoviária montada para o retorno dos passageiros e dispusemos ambulâncias de plantão, como medida preventiva para qualquer eventual desconforto”, completa.

A informação foi contestada por passageiros na própria publicação da Serra Verde Express no Instagram. “Alimentação? No nosso vagão os biscoitos acabaram por volta de 14h, assim como a água”, comentou uma delas.

Devido ao incidente, a empresa cancelou os passeios de trem que seriam realizados nesta sexta-feira (14), tanto de Curitiba a Morretes, quanto o percurso contrário.

“Lamentamos sinceramente qualquer inconveniência causada por esse imprevisto e agradecemos a compreensão e paciência de todos. Estamos comprometidos em continuar oferecendo serviços de excelência e experiências inesquecíveis aos nossos estimados passageiros”, finaliza.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!