Trump usa Brasil como exemplo negativo no combate à Covid-19 e web ironiza: ‘Comunista’

trump brasil covid
Trump diz que Estados Unidos teriam 2 milhões de mortos se tivessem seguido Brasil e Suécia (Alan Santos/PR/Agência Brasil)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou o Brasil como um mau exemplo no combate à pandemia de Covid-19, em um pronunciamento feito nesta sexta-feira (5). Aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ele disse que o Brasil está “passando por um momento difícil”.

Trump afirmou que a estratégia de “fechar o país” salvou milhões de vidas nos Estados Unidos. Ele citou o caso do Brasil, que não levou as medidas de isolamento social tão a sério, e comparou a situação com a estratégia adotada pela Suécia.

“Fechamos nosso país. Salvamos, possivelmente, 2 milhões, 2,5 milhões de vidas. Poderia ser só um milhão de vidas, acho que não menos que isso. Mas se considerarmos que estamos em 105 mil hoje em dia, o número de vítimas seria pelo menos 10 vezes maior”, afirmou Trump, na Casa Branca.

“Se você olhar para o Brasil, eles estão num momento muito difícil. Eles estão seguindo o exemplo da Suécia, que também está passando por dificuldades terríveis. Se tivéssemos agido assim, teríamos perdido 1 milhão, 1,5 milhão, talvez 2,5 milhões de vidas ou até mais”, completou o presidente dos Estados Unidos.

‘Comunista’

Nas redes sociais, a declaração de Donald Trump foi usada para ironizar a “idolatria” de Jair Bolsonaro pelo presidente estadunidense. O Twitter se encheu de memes e Trump foi chamado de “comunista”, em alusão ao nome dado por apoiadores do presidente do Brasil a pessoas que não o apoiam.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!