Universidade mobiliza polícia após aluna comemorar aniversário com bolo de Adolf Hitler

bolo-hitler
Aluna da UFPel comemorou aniversário de 24 anos com ‘bolo do Hitler’ (Reprodução/@SergioAJBarrett/Twitter)

A reitoria da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) encaminhou às autoridades policiais o caso de uma aluna da instituição que comemorou o aniversário com um bolo em “homenagem” a Adolf Hitler. Caroline Gutknecht cursa história, e compartilhou as fotos de sua comemoração com a sobremesa personalizada com o rosto do líder nazista. A festa de aniversário aconteceu em setembro.

“E aqui a hora do parabéns, estava ótimo”, escreveu a aluna da UFPel na legenda da foto, em que apareceu em frente ao bolo. Em uma outra imagem, é possível ver aniversariante segurando os balões da festa, que dizem “mais amor, menos guerra” e “o mundo é das mulheres”.

UFPel não afasta aluna

Ao BHAZ, a UFPel informou que a instituição encaminhou o caso para a Polícia Civil, e que as autoridades irão averiguar o caso. Ademais, a instituição disse que não afastou a aluna, “em função de que o ocorrido foi fora do ambiente da universidade”.

A reitoria também divulgou uma nota de repúdio contra “qualquer forma de enaltecimento ao nazismo, ao fascismo e a autores de crimes contra a Humanidade”. “A UFPel está acompanhando e averiguando os fatos ocorridos recentemente com a cautela necessária, também para que não aconteçam atos injustos, devido a análises intempestivas de nossa parte”, diz trecho da nota (leia na íntegra abaixo).

A reitora Isabela Andrade reiterou, em nota ao BHAZ, que a universidade repudia “qualquer apologia ao nazismo ou qualquer outra forma de discriminação”. Além disso, a reitora adiciona que como o fato não ocorreu nas dependências da universidade, a UFPel encaminhou para a polícia para que sejam tomadas “as providências adequadas”.

O BHAZ também tentou contato com Caroline Gutknecht, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Divulgação do nazismo é crime

Segundo a lei federal antirracismo (Lei 7.716, de 1989), é proibido “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

Além disso, a lei também proíbe divulgar o nazismo “por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza”. A pena é de reclusão de dois a cinco anos e multa.

Nota da UFPel na íntegra

Uma universidade precisa ser um espaço de apoio a todas as pessoas, garantindo direitos, valorizando a vida. A UFPel é contra qualquer forma de enaltecimento ao nazismo, ao fascismo e a autores de crimes contra a Humanidade. Em dias tão tristes como os que estamos vivendo, de pandemia, de afastamento e de crise de valores, precisamos cuidar de nós, cuidar das pessoas à nossa volta, assim como daqueles e daquelas que necessitam do nosso apoio.

Nesse sentido, a UFPel está acompanhando e averiguando os fatos ocorridos recentemente com a cautela necessária, também para que não aconteçam atos injustos, devido a análises intempestivas de nossa parte.

Disponível em: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2021/09/30/nota-da-gestao-da-ufpel/

A assessoria da reitora Isabela Andrade também reitera que, concretamente, “repudiamos qualquer apologia ao nazismo ou qualquer outra forma de discriminação. Além disso, tendo em vista que o fato não ocorreu nas dependências da universidade e nem em qualquer atividade acadêmica, ao recebermos a notícia dos fatos, encaminhamos imediatamente à autoridade policial para as providências adequadas”.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!