Pesquisar
Close this search box.

Viajantes não vacinados que chegarem ao Brasil terão que fazer quarentena

Por

aeroporto
Medida entra em vigor neste sábado (Imagem Ilustrativa/Agência Brasil)

Todos os viajantes não vacinados que ingressarem no Brasil por via aérea a partir deste sábado (11) terão que fazer uma quarentena de cinco dias na cidade de destino. Na hora do desembarque, os viajantes – estrangeiros ou brasileiros – terão que mostrar um teste de Covid negativo e o comprovante de vacinação. Caso não tenham, a quarentena é obrigatória.

A nova portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (9). Antes da norma, o viajante precisava mostrar apenas uma Declaração de Saúde do Viajante, preenchida no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e um teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque.

Na nova norma, caso o voo tenha conexões ou escalas e o viajante permaneça em área restrita do aeroporto, os prazos referidos serão considerados em relação ao embarque no primeiro trecho da viagem.

Crianças

Crianças com idade inferior a 12 anos que estejam viajando acompanhadas são isentas de apresentar teste de Covid, desde que todos os acompanhantes apresentem documentos com resultado negativo ou não detectável – do tipo RT-PCR – realizado em até 72 horas antes do momento do embarque, ou teste de antígeno, realizado em até 24 horas antes da viagem.

Via terrestre

O viajante estrangeiro, ao entrar no Brasil por rodovias ou quaisquer outros meios terrestres, também deverá apresentar comprovante, impresso ou em meio eletrônico, de vacinação com imunizantes aprovados pela Anvisa, pela OMS (Organização Mundial da Saúde) ou pelas autoridades do país onde ele foi vacinado e cuja aplicação da última dose ou dose única tenha ocorrido, no mínimo, 14 dias antes da data de ingresso no país.

Outra possibilidade é apresentar o teste para rastreio da infecção pelo coronavírus, com resultado negativo ou não detectável, do tipo teste de antígeno, realizado em até 24 horas anteriores ao momento da entrada, ou RT-PCR, realizado em até 72 horas antes de ingressar no território brasileiro.

Com Agência Brasil

Giulia Di Napoli

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ