Vídeo mostra momento em que bolsonarista invade festa e atira em aniversariante petista

tiros bolsonarista petista
Para Polícia Cilvil, crime não tem motivação política (Reprodução/Redes Sociais)

Atualização às 16:45 do dia 10/07/2022 : Na tarde deste domingo, a Polícia Civil do Paraná informou que Jorge José da Rocha Guaranho, autor do atentado, está internado em estado grave. A corporação errou anteriormente ao afirmar que ele havia morrido no hospital.

Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento exato em que o policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho, de 38 anos, apoiador de Jair Bolsonaro (PL), atira contra o guarda municipal Marcelo Arruda, de 50, filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores), na noite deste sábado (9). O crime aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná, durante uma festa de aniversário.

A gravação mostra Jorge invadindo a comemoração de 50 anos de Marcelo. A festa tinha como tema exatamente a admiração do petista ao partido, contando com itens em vermelho e bandeiras de apoio ao ex-presidente Lula. O bolsonarista ficou revoltado ao ver o evento e ameaçou convidados.

No vídeo é possível ver que Marcelo aponta uma arma para a entrada do local da festa. Segundo testemunhas, ele viu uma pistola nas mãos de Jorge e, por isso, se identificou como guarda municipal. O aniversariante ainda teria dado ordens para que o homem não atirasse.

Ainda assim, as imagens mostram que Jorge entra no local disparando contra Marcelo, que revida enquanto cai no chão. Convidados da festa ficam apavorados em meio à troca de tiros. Uma mulher tenta impedir que o bolsonarista execute o aniversariante.

Marcelo Arruda fica no chão à espera de socorro. Ele morreu enquanto ainda era socorrido.

Também baleado, Jorge foi agredido por dois homens. Logo depois, seguiu para um hospital e está internado em estado grave.

O crime

Segundo testemunhas, cerca de 20 minutos antes da troca de tiros, Jorge José foi até a entrada da festa, na sede da Associação Esportiva Saúde Física Itaipu, e gritou: “Aqui é Bolsonaro”. De dentro de seu carro, ele ainda teria mostrado armas para os convidados. Contido por familiares, o rapaz se retirou do local.

Amigos de Marcelo contaram à Polícia Militar (PM) que o guarda municipal buscou uma arma no carro por temer que o bolsonarista voltasse ao local. Minutos depois, Jorge realmente apareceu em frente à festa, efetuando o primeiro disparo contra o petista.

Investigação

Em nota divulgada no site do PT, a presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann e o coordenador nacional do setorial de Segurança Pública do partido destacaram que Marcelo “salvou inúmeras vidas, pois o fascista também ameaçava e poderia ter assassinado a todos na festa, inclusive a sua família” (leia a nota na íntegra aqui).

Marcelo foi candidato a vice-prefeito de Foz do Iguaçu pelo PT nas eleições de 2020. Ele era casado e tinha quatro filhos, “e sonhava com um Brasil justo e democrático, fraterno e solidário”, afirmou o partido. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o petista comemorando, momentos antes de ser assassinado:

A Polícia Civil do Paraná também confirmou, por meio de nota ao BHAZ, que as mortes aconteceram por conta de “uma discussão em uma festa de aniversário de um guarda Municipal”. A corporação informou que “a Delegacia de Homicídios está apurando o caso para maiores esclarecimentos da motivação do crime” (confira a nota na íntegra abaixo).

Lula pede compreensão e solidariedade

O Partido dos Trabalhadores ainda cobrou “das autoridades de segurança pública medidas efetivas de prevenção e combate à violência política”. A legenda também alertou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o STF (Supremo Tribunal Federal) para que impeçam situações que alimentem “um clima de disputa violenta fora dos marcos da democracia e da civilidade”.

Lula também pediu “compreensão e solidariedade” com os familiares do policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho. O ex-presidente completou: “Pelos relatos que tenho, Guaranho não ouviu os apelos de sua família para que seguisse com a sua vida. Precisamos de democracia, diálogo, tolerância e paz”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!