WhatsApp pode apagar todas as suas mensagens na segunda-feira; descubra o motivo e como evitar

Divulgação/EBC

Um acordo entre WhatsApp e o Google pode fazer com que mensagens já enviadas e recebidas por meio do aplicativo sejam apagadas para sempre a partir da próxima segunda-feira (12).

O contrato celebrado entre as partes tem como objetivo fazer com que todo o conteúdo que circula pelo app seja armazenado no Google Drive, o serviço de hospedagem do buscador. Na prática, a mudança vai evitar que as contas dos usuários tenham espaço consumido.

A má notícia é que, caso você não tenha feito uma cópia de segurança nos últimos 12 meses, perderá mensagens, fotos e vídeos antigos. A mudança só vai afetar celulares com Android, já que o WhatsApp possui acordo parecido com a Apple e usuários de iPhones podem guardar seus dados no iCloud. As orientações foram publicadas na página do WhatsApp na internet.

“Você pode guardar suas mensagens e arquivos multimídia no Google Drive e, caso mude para outro telefone Android, poderá recuperar os arquivos”, explica no texto.

Antes de fazer a cópia de segurança, o usuário deve conectar o celular a uma rede Wi-Fi para evitar cobranças por parte da operadora de telefonia. É que o arquivo pode variar de tamanho e consumir uma grande quantidade de dados móveis, explica o WhatsApp. Veja abaixo como fazer!

Como criar uma cópia de segurança do Google Drive
1) Abra o WhatsApp
2) Clique em “Menu” (os três pontinhos acima das conversas); depois em “Configurações”; depois em “Conversas”; e depois em “Backup de conversas”.
3) Clique em “Fazer Backup”. Note que, logo abaixo, há uma série de opções a serem configuradas pelo usuário. Você pode decidir a periodicidade destes backups, e se quer incluir vídeos.
4) Na maioria dos casos, a sua conta do Google já aparecerá no campo “conta”. Se você não tiver conta, ou se esta não aparecer, clique em “adicionar conta”.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!