Estudo conduzido por um pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelou que os brasileiros preferem ouvir canções de artistas nacionais. O resultado virou tema do episódio mais recente do programa “Aqui tem ciência”, da Rádio UFMG Educativa.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
Enquanto desenvolvia sua tese de doutorado, Danilo Boechat Seufitelli investigou como se deu a evolução do consumo musical no mercado brasileiro. A pesquisa mergulhou nas bases do hit song science, uma área de estudo que investiga a dinâmica do sucesso na indústria da música. A tese foi defendida em 2023.
Boechat analisou o período de transição da era física para a digital. No estudo, a era física compreende o período de 1990 a 2015, quando os consumidores ouviam música principalmente por meios analógicos, como discos de vinil, fitas cassetes e CDs. A era digital, por sua vez, é marcada pelo consumo em plataformas de streaming e foi analisada no intervalo de 2017 a 2020.
A base de dados da pesquisa abrange a API (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicação) do Spotify. Para ter acesso a esses dados, o pesquisador desenvolveu um sistema em Python, uma linguagem de programação de alto nível.
Após as análises, o pesquisador observou que usuários do Brasil preferem ouvir músicas de artistas brasileiros, seja na era física ou digital. Veja mais sobre a pesquisa no episódio do “Aqui tem ciência”: