A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no Diário Oficial do Município da última quinta-feira (24), Manifestação de Interesse SMOBI em que convida empresas de consultoria interessadas a participar do processo de seleção para elaboração de estudos e projetos de engenharia para a implantação de terminal da integração para o BRT Amazonas, em ligação com a linha 2 do metrô, e sistema viário do entorno.
O projeto do BRT Amazonas contempla o tratamento prioritário para o sistema de transporte público e coletivo por ônibus que atende ao Vetor Oeste da Capital (regiões Central, Oeste e Barreiro) e à Região Metropolitana, tendo como eixo estruturante a Avenida Amazonas.
De acordo com informações da PBH, o investimento previsto é de US$100 milhões, sendo US$80 milhões relativos ao financiamento junto ao Banco Mundial (BIRD) e US$20 milhões do município de Belo Horizonte.
A empresa selecionada nessa etapa do processo irá elaborar ainda projetos para as áreas que precisem de desapropriação e estudos para o licenciamento ambiental do empreendimento. O prazo para execução dos serviços é de até 22 meses.
As empresas têm até 23 de maio para encaminhar a intenção para o endereço eletrônico comissã[email protected] , tendo como assunto “Manifestação de Interesse SMOBI 96.008/2025”.
Informações mais detalhadas podem ser obtidas no Termo de Referência publicado no Site da PBH – “Licitações e Editais” – que apresenta os requisitos, orientações, diretrizes e especificidades do objeto, bem como documentos orientativos e elucidativos necessários a um bom entendimento do presente Procedimento de Manifestação de Interesse.
O projeto
Em novembro de 2024, a Câmara de Belo Horizonte autorizou a PBH a fazer um empréstimo de € 50 milhões (R$ 304 milhões na cotação do dia) para a execução do Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano Integrado – Mobilidade Sustentável e Requalificação do Centro. Dentre as medidas previstas pela iniciativa está a construção do terminal de integração do sistema de ônibus Move na avenida Amazonas, uma das principais vias da cidade.
O projeto foi encaminhado pelo prefeito Fuad Noman (PSD) em maio de 2024. O valor também deve ser aplicado na construção de unidades habitacionais e reassentamento de famílias, implantação de estações do Move na área hospitalar e requalificação de pavimentos para ciclistas e pedestres em vias estratégicas do hipercentro.
A prefeitura de BH iniciou os estudos para implantação do corredor em junho do ano passado. O projeto prevê intervenções em 39,67 km de vias ao longo da avenida Amazonas e nas ruas e avenidas da região do Barreiro.
Nas avenidas Amazonas e Olegário Maciel serão implantadas estações de transferência, similares às existentes nos corredores Antônio Carlos, Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont. Além disso, uma nova estação de integração será implantada na interseção das avenidas Amazonas e Teresa Cristina.
O sistema vai operar em pista e faixa exclusivas à esquerda, no modelo BRT, no corredor Amazonas e na avenida Olegário Maciel, e à direita nas vias do Barreiro e do município de Contagem.
As obras só serão iniciadas após a conclusão dos estudos, prevista para 2026.