TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Cadastro de famílias temporárias para crianças e adolescentes de BH começa nesta quarta

23/04/2025 às 09h37
Inscrições seguem abertas até 7 de maio (Marcello Casal jr/Agência Brasil)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inicia, nesta quarta-feira (23), o cadastro de voluntários interessados no programa Serviço Família Acolhedora, que promove o acolhimento temporário de crianças e adolescentes afastados dos seus lares por situação de risco. A inscrição prevê uma série de critérios técnicos e permanece aberta até 7 de maio, com detalhes disponíveis no Portal da PBH.

Para participar do Serviço, os indivíduos ou famílias interessadas devem comprovar residência em BH há pelo menos dois anos, passar por capacitação e manifestar o interesse de realizar o acolhimento temporário sem a intenção de adotar. Também é necessário que os responsáveis tenham no mínimo 21 anos e não possuam antecedentes criminais.

O programa Família Acolhedora permite que crianças e adolescentes sejam recebidos temporariamente em um ambiente familiar, em vez de serem encaminhados a instituições de refúgio. O objetivo é oferecer suporte até que o retorno à família de origem ou o encaminhamento para uma família substituta seja possível.

Durante o período, elas contam com apoio emocional e convivência comunitária até que a situação seja resolvida judicialmente. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reconhece a importância do recurso e prioriza o acolhimento em família por entender que vínculos afetivos são essenciais para o desenvolvimento saudável dos envolvidos.

O Serviço é realizado pela PROVIDENS – Ação Social Arquidiocesana, em parceria com a PBH. Para mais informações, interessados devem entrar em contato pelos telefones (31) 3423-8618, (31) 99970-9266 (WhatsApp) ou pelo e-mail familiasacolhedorasadm@providens.org.br.

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.
InstagramLinkedIn

Thiago Cândido

Email: thiago.candido@bhaz.com.br

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.
InstagramLinkedIn

Mais lidas do dia

Jovem é encontrado morto com golpes de faca dentro de casa em Contagem, na Grande BH

Foto ilustrativa (Pixabay)

Metrô BH começa obras de três novas estações da Linha 2; veja quais

Justiça mantém suspensão de show de Ana Castela em cidade de Minas Gerais; entenda a decisão

Justiça mantém suspensão de show de Ana Castela em cidade mineira

Mulher trans viraliza após realizar sonho de dirigir ônibus no interior de Minas Gerais

Mulher trans viraliza após realizar sonho de dirigir ônibus em MG

‘Se eu fosse vivo… vivia’, de André Novais Oliveira com Conceição Evaristo, vence melhor filme no Festival de Brasília

Se eu fosse vivo... vivia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ