Sabiá, trinca-ferro, pintinho, pardal, bem-te-vi, piu-piu, canarinho, rouxinol e periquito: esses foram os inscritos para um campeonato um tanto quanto diferente. Ocorrido na última quinta-feira (16), o 1º Campeonato de Assobio da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no Sul de Minas, premiou o “pássaro” mais habilidoso da região. Idealizado por dois estudantes, o evento fez sucesso entre o público e o registro viralizou nas redes sociais.
Em conversa com o BHAZ, os estudantes de Direito, Gabriel Tourino e João Victor Toledo, contaram que tudo começou com uma brincadeira entre amigos. De acordo com eles, um terceiro colega adicionou os dois em grupos aleatórios de assobio no WhatsApp. Logo depois, surgiu a ideia: “e se a gente mesmo não fizesse um grupo de assobio entre nossos amigos e intitular como Assobio UFLA”, contou Gabriel. Em apenas seis horas, a comunidade atingiu a capacidade máxima, de 1025 pessoas.
O que era apenas uma brincadeira na internet acabou se transformando em uma competição com a empolgação do amigo. “O João Victor levou isso tão a sério. Ele ficava o dia inteiro no grupo e ficou sem voz de tanto assobiar”, revelou Gabriel. João explicou que fez, de brincadeira, um cartaz convocando para campeonato e enviou no grupo. Quando começou a receber mensagens confirmando a participação no evento, o estudante viu que não tinha outra saída: “vamos ter que fazer mesmo”, relembrou.
Os amigos contaram que o evento quase foi cancelado devido a um conflito de horários. “A gente remarcou para o outro dia, só que a gente remarcou sem muita esperança”, disse João Toledo. Mesmo desanimados, os dois compareceram no local e se surpreenderam com o engajamento do público. “Eu acho que estava geral esperando o campeonato, mas ninguém imaginava que ia ter. Quando a gente gritou, o palquinho tomou de gente. Lotou, tinha umas 200 pessoas, fácil”, comentou Gabriel Tourino.
Após a apresentação dos nove candidatos, o público escolheu a única mulher, a “bem-te-vi”, como a vencedora do campeonato. A campeã ganhou R$ 20 reais, financiados pelos próprios organizadores, um certificado e um troféu feito em impressão 3D.
@gabrieltourino 1º CAMPEONATO DE ASSOBIO UFLA 2026 Campeã – BEM TE VI Parabéns! @uflabr #assobio #universidadefederal #fyp #ufla #federal ♬ som original – Gabriel Tourino
“Foi o melhor prêmio que eu já dei na minha vida”
O sucesso foi imediato e transformou os jovens em celebridades locais. O registro do campeonato já ultrapassou 3 milhões de visualizações somente no TikTok e recebeu comentários de influenciadores como o mineiro Gustavo Tubarão. Indagados se o “investimento” na premiação valeu a pena, a dupla não hesitou. “Foi o melhor prêmio que eu já dei na minha vida”, disse Gabriel. “Se fosse hoje, eu teria dado teria dado 100 reais”, completou João.
Segundo os organizadores, a repercussão foi tão positiva que uma segunda edição já está sendo planejada para maio. “O João já conseguiu parceria com fotógrafo. A gente quer fazer com com a caixa de som do pessoal da Cultura da UFLA. A gente já está conseguindo outras parcerias também, uns prêmios melhores para o campeão”, revelou Gabriel Tourino.


Febre se espalha
O sucesso do campeonato da UFLA não demorou para inspirar outras instituições. Já na sexta-feira (17), a febre do assobio chegou à Universidade Federal de Viçosa (UFV). Segundo o estudante de jornalismo Otto Vitarelli, o vídeo viral também inspirou estudantes a criarem grupos de assobio nas universidades. “Tem o da UFJF, tem o da UFV, tem o da UFMG”, exemplificou.
De acordo com Otto Vitarelli, as regras são claras: “Você não pode mandar mensagem nenhuma. Você não pode criticar, você não pode assobiar com a mão no bolso, você não pode mandar nenhuma mensagem que não seja figurinha de assobio ou um áudio assobiando”, contou.
Na UFV, o grupo já ultrapassa a marca dos 1.000 membros. Segundo a estudante de jornalismo Julia Curcio, a participação na comunidade funciona como um verdadeiro “experimento social”. “Esse grupo também me fez perceber que as pessoas têm alguns talentos bem diferentes, porque muitas pessoas tinham assobios fantásticos, que realmente parecia um passarinho”, refletiu. “Muitas pessoas assobiavam músicas, hinos de time”, completou.
O movimento ganhou uma escala ainda maior no X/Twitter, onde usuários passaram a divulgar links para um grupo nacional de assobio no WhatsApp. Em um dos vídeos publicados na rede social, é possível ver que os membros mantêm uma ligação constante onde várias pessoas assobiam sem parar.













