Cerveja sem álcool de Ribeirão das Neves é eleita terceira melhor do Brasil

Escolha envolveu mais de cem jurados e seis etapas (Divulgação/Falke)

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) divulgou, na última sexta-feira (8), o resultado da Terceira Copa Cerveja Brasil, que escolheu os melhores rótulos do país em 2023. Dentre as 300 amostras que chegaram à fase final do concurso, a não alcoólica Wave, da Falke Bier, produzida em Ribeirão das Neves, conquistou o terceiro lugar.

Realizada nas cinco regiões brasileiras, a Copa Cerveja Brasil avaliou presencialmente mais de 1125 rótulos de 158 cervejarias desde sua primeira fase. Foram necessários mais de cem jurados, que ao longo de seis etapas examinaram cervejas de fábricas de médio porte, microcervejarias e brewpubs.

Das 1125 participantes regionais, 300 amostras se classificaram para a fase final do concurso. As análises consideraram o enquadramento nos estilos e as características sensoriais das cervejas, classificando-as como ouro, prata ou bronze. As medalhistas de ouro nesta etapa final, dentre todos os estilos, foram novamente avaliadas por outro grupo de jurados, às cegas, chegando enfim ao pódio.

“Ao longo de todo o segundo semestre rodamos o Brasil realizando as etapas regionais, defendendo e apoiando as cenas cervejeiras locais, valorizando os produtos e as pessoas de cada região e trabalhando para unir o segmento”, afirmou o presidente da Abracerva Gilberto Tarantino.

A Colombina Cold Brew Lager foi eleita a melhor cerveja do Brasil e recebeu a medalha de ouro, Best of Show. Produzida em Goiás, é uma cerveja pilsen com infusão a frio de café. A medalha de prata ficou para a cerveja Efeito Pigmaleão #2, de São Paulo, que tem como base o estilo saison com fermentação mista. Wave, da Falke Bier, levou o bronze, uma Catharina Sour feita com adição de goiaba.

Toda a relação dos ganhadores nacionais e regionais está disponível na página da Abracerva.

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!