TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Cerveja sem álcool de Ribeirão das Neves é eleita terceira melhor do Brasil

13/12/2023 às 09h23 - Atualizado em 13/12/2023 às 09h33
Escolha envolveu mais de cem jurados e seis etapas (Divulgação/Falke)

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) divulgou, na última sexta-feira (8), o resultado da Terceira Copa Cerveja Brasil, que escolheu os melhores rótulos do país em 2023. Dentre as 300 amostras que chegaram à fase final do concurso, a não alcoólica Wave, da Falke Bier, produzida em Ribeirão das Neves, conquistou o terceiro lugar.

Realizada nas cinco regiões brasileiras, a Copa Cerveja Brasil avaliou presencialmente mais de 1125 rótulos de 158 cervejarias desde sua primeira fase. Foram necessários mais de cem jurados, que ao longo de seis etapas examinaram cervejas de fábricas de médio porte, microcervejarias e brewpubs.

Das 1125 participantes regionais, 300 amostras se classificaram para a fase final do concurso. As análises consideraram o enquadramento nos estilos e as características sensoriais das cervejas, classificando-as como ouro, prata ou bronze. As medalhistas de ouro nesta etapa final, dentre todos os estilos, foram novamente avaliadas por outro grupo de jurados, às cegas, chegando enfim ao pódio.

“Ao longo de todo o segundo semestre rodamos o Brasil realizando as etapas regionais, defendendo e apoiando as cenas cervejeiras locais, valorizando os produtos e as pessoas de cada região e trabalhando para unir o segmento”, afirmou o presidente da Abracerva Gilberto Tarantino.

A Colombina Cold Brew Lager foi eleita a melhor cerveja do Brasil e recebeu a medalha de ouro, Best of Show. Produzida em Goiás, é uma cerveja pilsen com infusão a frio de café. A medalha de prata ficou para a cerveja Efeito Pigmaleão #2, de São Paulo, que tem como base o estilo saison com fermentação mista. Wave, da Falke Bier, levou o bronze, uma Catharina Sour feita com adição de goiaba.

Toda a relação dos ganhadores nacionais e regionais está disponível na página da Abracerva.

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.
InstagramLinkedIn

Thiago Cândido

Email: [email protected]

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.
InstagramLinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ