Chove forte em Belo Horizonte neste domingo (2) e a cidade tem registro de alagamento na avenida Vilarinho e em vários outros pontos da cidade. Imagens cedidas ao BHAZ mostram a via debaixo d’água. Também foram registrados grandes volumes de água nas avenidas Carlos Luz e Pedro II. Além da Vilarinho, a Defesa Civil chegou a interditar diversas vias, como a av. Francisco de Sá, a av. Heráclito Mourão de Miranda e a rua Joaquim Murtinho com avenida Prudente de Moraes, por apresentarem risco alto de transbordamento.
Confira registros de alagamentos neste domingo em BH:
Chuva forte em BH provoca alagamentos em diversos pontos da cidade neste domingo
— BHAZ (@portal_bhaz) February 2, 2025
🎥: @asafealcantara pic.twitter.com/7lD3x8kc7l
Risco geológico
A Defesa Civil de BH também atualizou o alerta de risco geológico emitido na última quinta-feira (30). Agora, oito das nove regionais do município seguem sob atenção até a próxima terça-feira (4).
Sete delas permanecem no grau de alerta máximo da Defesa Civil. São elas as regionais Venda Nova, Pampulha, Noroeste, Oeste, Barreiro, Centro-Sul e Nordeste. No novo boletim, a regional Norte passa do grau forte de risco geológico para o moderado. Somente a regional Leste de BH fica de fora da atualização, sem risco aparente, segundo o órgão municipal.
Recomendações durante a chuva
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.⠀
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.