A chuva forte que cai em Belo Horizonte nesta quarta-feira (13) já provoca alagamentos e impede o trânsito em vias na cidade. Imagens compartilhadas por moradores mostram que a água tomou conta das ruas em diferentes regionais da capital mineira.
A Defesa Civil de BH bloqueou duas avenidas na regional de Venda Nova. Conforme o alerta do órgão municipal, foi feito o bloqueio imediato das avenidas Vilarinho e Álvaro Camargos, por causa do risco de transbordamento do córrego em ambos locais.
A Defesa Civil bloqueou também a avenida Sebastião de Brito com a avenida Cristiano Machado, altura de Estação São Gabriel, para prevenção em caso de transbordamento do córrego Suzana, na região da Pampulha.
Pessoas que passavam pela Vilarinho no momento da chuva acabaram ilhadas. Em vídeo, um passageiro de ônibus registrou que a água do alagamento alcançou os degraus do coletivo. Veja:
Chuva em BH: Vilarinho fica alagada após temporal nesta quarta-feira #chuvabh pic.twitter.com/fwft5vQgGx
— BHAZ (@portal_bhaz) November 13, 2024
Há ainda registros de alagamento na av. Saramenha com av. Basílio da Gama, na região Norte da cidade:
Chuva em BH: alagamento na av. Saramenha com av. Basílio da Gama, no bairro Guarani #chuvabh pic.twitter.com/ofFFv4bic3
— BHAZ (@portal_bhaz) November 13, 2024
Recomendações durante a chuva ⠀
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- Atenção especial para áreas de encostas e morros;
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.