A 16ª edição do Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua (FIT) de Belo Horizonte entra, nesta quarta-feira (26), na metade final do evento. Desde a última quinta-feira (20), artistas independentes e coletivos artísticos se apresentam pela programação cênica que toma espaços públicos da cidade e vai até domingo (30).
Com ingressos entre R$ 15 e R$ 30, o FIT oferece diversas opções de atrações para o público. A programação completa do festival está disponível no site www.portalbelohorizonte.com.br/fit e também inclui uma ou outra atividade gratuita.
Chegou na metade do rolê sem assistir nenhuma peça? Então essa matéria é pra você. Confira a seleção do BHAZ de apresentações imperdíveis da 16ª edição do festival, se programe e não perca!
Indicações FIT 2024
A Velha Venda Nova
Duas senhoras enraizadas no coração de Venda Nova semeiam as histórias da região. Seus gestos brincam de fazer desaparecer as fronteiras entre o passado, o presente e o futuro. As duas cuidam da venda, das plantas do quintal, misturam memórias e tecem um “belo horizonte” apaixonadamente. Nessa viagem, cavalgamos por séculos e séculos, presentificando narrativas invisibilizadas, reconhecendo lutas, reviravoltas, sonhos, perdas, conquistas, culturas, fé, sonoridades, cheiros, festejos e sabores.
Local: Cevae – Centro de Vivência Agroecológico Serra Verde
Datas: 26 de junho, às 16h | 27 de junho, às 16h
Duração: 180 minutos
Classificação: Livre
Gratuito
Memorada
Dentre os muitos fios de tempo que se entrelaçam para tecer histórias sobre esse chão, uma voz profetiza a febre da Terra que despertará memórias enterradas vivas. Até então apagadas, escondidas e abafadas, essas memórias ressurgem para conviver com as pessoas viventes do agora. Como de praxe, as forças contrárias tentam acuar e sufocar tudo aquilo que evoca outras dimensões de quem nós fomos, somos e seremos.
Local: Funarte
Datas: 26 de junho, às 19h | 27 de junho, às 19h
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
La Cocina Pública
“La Cocina Pública” não é apenas um espetáculo. É uma jornada interativa que celebra o poder da comida como um meio de conexão e diálogo. Através de uma envolvente mistura de performance, gastronomia e participação comunitária, “Cocina Pública” explora questões culturais, sociais e de convivência, convidando o público a vivenciar uma fusão incomparável de sabores e afetos.
Local: Teatro Raul Belém Machado
Datas: 28 de junho, às 17h | 29 de junho, às 17h | 30 de junho, às 17h
Duração: 150 minutos
Classificação: Livre
Elefanteatro
Um enorme elefante, um ser sagrado, um ser místico, um ser gigante, caminha acompanhado por uma multidão que ele mesmo forma. Um elefante nunca esquece. Dentro dele cabe um mundo. O grande animal cênico é operado por uma trupe de artistas operários que dão vida ao elefante, contam, cantam e dançam a história do elefante e dos outros tripulantes-marionetes que habitam dentro dele: pessoas que ele resgata no caminho por onde ele passa, socorridas pelo Elefanteatro. Quem precisa de abrigo é sempre o outro, até sermos nós mesmos. No caminho do elefante sempre haverá outros a serem resgatados.
Local: Centro Cultural São Bernardo
Datas: 29 de junho, às 10h30
Duração: 80 minutos
Classificação: Livre
Gratuito
AZIRA’I
Azira’i é um solo autobiográfico que trata da relação entre Zahy Tentehar e sua mãe, Azira’i Tentehar, a primeira mulher pajé da reserva indígena de Cana Brava, no Maranhão, onde ambas nasceram. No palco, ela alterna cenas em português e em Ze’eng eté, trazendo para o centro da cena o debate sobre os processos de aculturamento aos quais foram submetidas. O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell 2023 em quatro categorias – atriz, iluminação, dramaturgia e cenário, sendo vencedora na categoria Melhor Atriz e Melhor Iluminação. E no Prêmio APTR nas categorias – espetáculo, direção, iluminação e jovem talento – atriz.
Local: CCBB-BH
Datas: 30 de junho, às 15h e às 18h
Duração: 90 minutos
Classificação: 12 anos
Pontes de Memória
Parte essencial da política pública de cultura do município, o FIT BH celebra 30 anos de história em 2024. E o tema da vez, “Teatro: Patrimônio Cultural – Pontes de Memória”, tem peso notável. Também em 2024, o reconhecimento do teatro como patrimônio cultural imaterial da capital completa 10 anos.
Previsto para ocorrer em teatros, ruas e espaços alternativos até 30 de junho, a 16ª edição do FIT faz parte do calendário cultural oficial de BH. Sua importância foi legalmente reconhecida em 2008, quando o evento foi instituído oficial e bienal, através da Lei 9.517, passando a ser realizado pela Secretaria e Fundação Municipal de Cultura.
De vínculo profundo com o território, a 16ª edição do FIT estará presente em todas as regionais de BH. Serão apresentados espetáculos de rua e palco, atividades de formação e reflexão, oficinas, encontros, residência artística, lançamentos de livros, imersões, bastidores, críticas e mais.
Então se liga!
16º Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua
Data: 20 a 30 de junho
Programação: www.portalbelohorizonte.com.br/fit