Tempo instável permanece durante o final de semana em BH

A previsão é para dias quentas e chuvosos em BH (Reprodução/Clima Ao Vivo)

O final de semana em Belo Horizonte será marcado por um tempo instável com dias abafados e possibilidade de pancadas de chuva até domingo (3). A temperatura máxima pode chegar a 29ºC no sábado (2) e a umidade do ar pode atingir 90% ao longo dos três dias.

Essa combinação entre altas temperaturas e a disponibilidade de umidade na atmosfera, que marcou o clima da capital nesta semana, é o que explica a instabilidade do tempo, segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia)

“O tempo não deve ficar muito diferente do que foi nesta semana. A previsão é de chuva em forma de pancadas, típicas da primavera, principalmente à tarde e à noite. O céu continua parcialmente nublado em BH e região metropolitana, onde a temperatura máxima será mais elevada, podendo chegar a 32ºC”, destaca.

Previsão do tempo em BH no fim de semana

Sexta-feira (1): mínima de 20ºC, máxima de 29ºC; previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Sábado (2): mínima de 19ºC, máxima de 29ºC; previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Domingo (3): mínima de 19ºC, máxima de 28ºC; previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Alerta de chuvas em BH

Com a aproximação do período chuvoso, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou medidas que visam tanto monitorar os efeitos das chuvas quanto alertar os moradores a respeito das condições meteorológicas.

Uma das novidades anunciadas é que a Defesa Civil de BH emitirá alertas por meio do WhatsApp. Moradores que quiserem receber as mensagens devem enviar um “oi” para o número (61) 2034-4611.

Por meio do chat serão enviadas informações sobre risco de chuvas fortes, granizo, deslizamentos de terra e outras ocorrências relacionadas ao período chuvoso.

O Grupo de Gestão de Risco e Desastre (GGRD) da PBH também se mobiliza para responder rapidamente às ocorrências do período chuvoso.

Ele é composto por integrantes de diferentes órgãos públicos e monitora desdobramentos das chuvas em tempo real, com protocolos de atendimento para os mais variados casos.

Edição: Lucas Negrisoli
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!