Escritora mineira Conceição Evaristo será tema de enredo da escola de samba Império Serrano no Carnaval 2026

22/06/2025 às 15h41 - Atualizado em 22/06/2025 às 15h53
conceição evaristo carnaval 2026
(Reprodução/Redes Sociais)

A trajetória da escritora mineira Conceição Evaristo será tema de enredo no Carnaval de 2026. Com tema “Ponciá Evaristo Flor do Mulungu”, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano, do Rio de Janeiro, homenageará as “escrevivências” da autora.

Em vídeo publicado no Instagram da escola de samba, Conceição Evaristo explica o tema do enredo. “Flores de Mulungu são todos africanos em diáspora. É a África juntando os seus em seus galhos. É a velha da sabedoria ancestral. A flor em estado de graça que enxerga o tudo e o nada. A força da mulher negra que verte em leite a seiva que dá a vida. É a criança que brinca debaixo do tronco de um mulungu com os pés na terra sentindo o Axé”, disse.

A escritora explicou que o termo escrevivência, criado por ela, é usado descrever a escrita que nasce da experiência das mulheres negras. No entanto, de acordo com o vídeo, pessoas de outras realidades, de outros grupos sociais e de outros campos para além da literatura também podem experimentar a escrevivência.

“Eu sou Conceição Evaristo e, nessa escrevivência enredo, sou Ponciá Evaristo Flor do Mulungu e todas mulheres pretas nesse país”, finalizou a autora.

De acordo com a Império Serrano, a logo desenvolvida para o enredo trata-se da capa de um livro. “Ela é a flor do mulungu refletida no espelho que são os olhos de Oxum. É a flor que desabrocha Conceição Evaristo e que são todas as mulheres pretas desse país”, explicou em publicação. A ilustração teve a contribuição de Luciana Nabuco.

Vinícius Sampaio

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa. Foi repórter da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi). Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.

Vinícius Sampaio

Email: [email protected]

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa. Foi repórter da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi). Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ