O edital com as regras para a seleção do concurso para os Correios será divulgado na próxima quarta-feira (9). As provas estão previstas para acontecer no dia 15 de dezembro, conforme a informação divulgada, nessa quinta-feira (3), pela instituição.
Ao todo serão oferecidas 3.099 vagas de nível médio (cargo agente de Correiros) e 369 para nível superior (cargo analista de Correios). Segundo a instituição, os salários iniciais serão de R$ 2.429,26 e R$ 6.872,48, respectivamente.
Além disso, os Correios oferecerão vagas para cadastro reserva, sendo 5.344 para o cargo de agente e mais 631 para analista. O cronograma com o período de inscrição e conteúdo programático serão divulgados no edital.
Desde 2011, os Correios não faziam um concurso público em âmbito nacional. Na época, o processo seletivo abriu 9 mil vagas, e contou com 1,1 milhões de inscritos.
Concurso tem 30% das vagas destinadas a negros e indígenas
Em 2024, o concurso nacional destinará 30% das vagas para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas. Segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, o intuito é criar oportunidade para os grupos historicamente minorizados. “A equidade de raça está entre as prioridades da nossa gestão, em alinhamento às diretrizes do governo do presidente Lula”, afirmou.
As provas serão aplicadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal (DF), podendo abranger até 306 localidades. Os exames serão aplicados pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
Para as vagas de nível médio, a prova será objetiva, com questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais e específicos. Já a avaliação para o nível superior vai contar com a parte de múltipla escolha e uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas.
Segurança e saúde do trabalho
Ainda neste ano, os Correio abriram 33 vagas para área de medicina e segurança do trabalho. As provas serão aplicadas no próximo domingo (13), e a divulgação do resultado está prevista para o dia 20 de novembro.
A primeira fase do concurso será com provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Já a segunda parte do processo seletivo é de comprovação de requisitos, análise de perfil profissional e realização de exames médicos admissionais.