O Hospital Municipal de Contagem, na Grande BH, emitiu um alerta nesta segunda-feira (15) para os estoques críticos do banco de sangue do Hemominas. De acordo com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas), os tipos O+, O-, A+ e B- necessitam de doação o quanto antes.
De acordo com Maria das Neves da Cruz, captadora da Unidade de Coleta do Hemominas de Betim, as doações tendem a cair neste período do ano “por causa do frio, das viagens e de doenças respiratórias”, explicou. “Cada bolsa coletada pode fazer a diferença e salvar vidas”, defendeu.
A médica hematologista do HMC, Andrommeda Moreira, ainda destacou que a necessidade de doações é permanente. Segundo a especialista, as bolsas são usadas “para a realização de cirurgias de urgência e eletivas, partos de alto risco, atendimento a recém-nascidos prematuros e tratamentos de pacientes com doenças hematológica”, esclareceu.
Veja o gráfico:
Saiba como doar sangue
Para destinar doações ao Hospital Municipal de Contagem, é necessário visitar as unidades da Fundação Hemominas em Betim, Barreiro e Belo Horizonte. O doador deve informar a que a coleta é destinada ao HMC.
Veja os requisitos:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação;
- Apresentar documento oficial com foto.
Locais:
- Hemominas Betim
Endereço: rua Salvador Gonçalves Diniz, 191 – Jardim Brasília
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 11h - Posto de Coleta – Hospital Júlia Kubitschek (Barreiro)
Endereço: rua Dr. Cristiano Rezende, 2745 – Flávio Marques Lisboa – Belo Horizonte - Hemocentro Belo Horizonte
Endereço: alameda Ezequiel Dias, 321 – Santa Efigênia













