Anvisa autoriza primeiro autoteste de Covid-19 que faz uso de saliva

Brasil já possui quatro autotestes autorizados
Brasil já possui quatro autotestes autorizados (FOTO ILUSTRATIVA: Cedrik Wesche/Unsplash)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou dois novos autotestes de Covid-19 – somando quatro produtos autorizados no Brasil. Um dos novos testes faz uso da saliva, em substituição ao swab nasal, o que torna a coleta do material mais confortável. A liberação dos novos registros foi publicada nesta sexta-feira (25).

Para obter o registro, os autotestes foram avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais exigidos. De acordo com a Anvisa, o principal ponto de atenção dos produtos é a forma de usá-los. Entretanto, todos devem vir com manual de instruções de fácil entendimento.

Os novo autoteste SGTi-flex COVID-19 Ag – AUTOTESTE, será fabricado no Brasil. O swab nasal não profundo – haste utilizada para coleta secreção nas narinas – poderá ser encontrado no mercado nacional em versões com um, dois e cinco testes para atender às famílias.

Já o autoteste COVID Ag Oral Detect é o primeiro registrado no Brasil que utiliza amostra de saliva e que também terá fabricação nacional. Nesse caso, a coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo.

Autoteste

O autoteste é o produto que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Para facilitar a usabilidade, o manual de instruções deverá vir com imagens ilustrativas, conforme determinação da Anvisa.

Independentemente do resultado, a agência adverte que o uso de máscaras, a vacinação e o distanciamento físico são medidas que protegem a população pois reduzem as chances de transmissão do novo coronavírus.

Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!