Bolsonaro pode ser convocado à CPI da Covid; senador responde presidente: ‘pare de molecagem’

jair bolsonaro presidente pais brasil
Presidente Jair Bolsonaro ser convocado a depor na CPI da pandemia (Caroline Antunes/PR)

O senador Randolfe Rodrigues (Rede) protocolou, na manhã desta quarta-feira (26), um requerimento para ouvir o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na CPI da pandemia. Na justificativa da convocação, Randolfe afirma que os depoimentos e documentos recebidos até o momento revelam o envolvimento do presidente nos fatos questionados pela CPI.

“Os critérios são os mesmos que encaixam em relação aos governadores. Então eu quero pedir à Vossa Excelência para inclusão deste requerimento com os demais que vão ser apreciados”, solicitou Randolfe, durante o expediente de hoje (26) da CPI. Os senadores votaram, nesta manhã, sobre os requerimentos de convocação de governadores e prefeitos onde estão sendo investigados desvios de recursos de combate à Covid-19.

Randolfe aponta participação de Bolsonaro

No documento apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues, ele aponta que “a cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o Presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI”.

O senador ainda cita alguns exemplos, como “o combate às medidas preventivas, como o uso de máscaras e distanciamento social; o estímulo ao uso indiscriminado de medicamentos sem eficácia comprovada e à tese da imunidade de rebanho; as omissões e falhas do governo federal que contribuíram para o colapso no fornecimento de oxigênio aos hospitais do Amazonas”. Leia o documento na íntegra:

Requerimento de CPI da pandemia (Reprodução/@eixopolitico/Twitter)
Requerimento de CPI da pandemia (Reprodução/@eixopolitico/Twitter)

Senador rebate postagem de Bolsonaro

Ainda no expediente da CPI da pandemia desta manhã de quarta-feira, o senador Humberto Costa (PT) rebateu a uma postagem feita por Jair Bolsonaro, chamando-o de “Vampiro da Saúde”. Na publicação em questão, o presidente inclui um vídeo da secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, respondendo ao questionamento do senador sobre o colapso em Manaus.

Bolsonaro disse que “o Vampiro da Saúde, Sen. Humberto Costa do PT/PE, nada sabia sobre nosso apoio a Manaus/AM”. Veja a postagem:

‘Pare de molecagem’

Ao iniciar a sessão da CPI, o senador Humberto Costa abriu respondendo ao post do presidente da República, pedindo para que ele “parasse de molecagem”. O integrante da CPI disse: “Aja como presidente da República, tenha decência, saiba o papel que o presidente da República tem. Pare de molecagem”.

“Está fazendo isso porque está com medo do que essa CPI vai mostrar, mas não posso deixar de registrar aqui o meu protesto, o meu espanto, em ver alguém que exerce a função mais importante da República se baixar à condição de ficar fazendo galhofa contra senadores”.

Humberto Costa acrescentou: “Não há no mundo presidente da República que aja de maneira tão vil como este cidadão tem agido permanentemente”.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!