Cientistas brasileiros vão testar canabidiol para tratar Covid longa

canabidiol
Segundo pesquisadores, além de atuar em vias que a Covid acomete, o remédio pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes pós-Covid (FOTO ILUSTRATIVA: Bnaco de imagens/Unsplash)

Por Ivana Sant’Anna

Caracterizada pela persistência dos sintomas por mais de 60 dias, a Covid longa, como chamam os especialistas, poderá ser tratada com canabidiol – um dos princípios ativos da Cannabis sativa. Os sintomas prolongados, como fadiga, dores de cabeça, fraqueza muscular e insônia são uma resposta do organismo à doença e podem durar meses após a infecção.

O canabidiol já é utilizado no tratamento de algumas doenças, por isso, cientistas brasileiros decidiram testá-lo contra o coronavírus. As pesquisas para o tratamento pós-Covid já estão na fase três e os pesquisadores irão recrutar mil voluntários para o estudo que deve começar já no mês que vem.

O cardiologista responsável pela pesquisa, Edimar Bocchi, disse, em entrevista ao Estadão, que os estudos serão realizados em parceria com a empresa canadense Verdemed, produtora do canabidiol medicinal. O médico, que atua no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, afirmou que a substância terá um papel importante no tratamento da doença que prejudica a saúde e bem estar do paciente por vários meses. “Estudos internacionais já demonstraram o efeito anti-inflamatório do canabidiol, que pode ajudar a controlar essa tempestade de citocinas. A síndrome pós-Covid leva a um comprometimento importante da qualidade de vida. São sintomas que podem persistir por mais de três meses”, afirmou.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!