Covid-19: ‘Não vacinados têm 11 vezes mais chances de morrer’, diz Secretaria de Saúde de MG

Não vacinados têm 11 vezes mais chances de morrer
‘Se alguém ainda acha que não deve se vacinar, nós temos os dados’, disparou Fábio Baccheretti em coletiva de imprensa hoje (Reprodução/SaudeMG/Facebook)

Pessoas que não concluíram o esquema vacinal contra Covid-19, com as duas doses ou dose única do imunizante, têm 11 vezes mais chances de morrer pela doença. A informação da Secretaria de Saúde de Minas Gerais foi repassada pelo secretário Fábio Baccheretti em coletiva de imprensa na manhã de hoje (6), ocasião em que reforçou a importância da vacinação.

De acordo com Baccheretti, o atraso na aplicação dos imunizantes, bem como tomar somente uma dose da vacina contra o novo coronavírus, são fatos que afetam as chances de sobrevivência do paciente. Pessoas que não tomaram a segunda dose, por exemplo, têm as chances de falecer diminuídas em duas vezes.

“Se alguém ainda acha que não deve se vacinar, nós temos os dados”, afirmou o secretário, após revelar estudo referente a dezembro do ano passado. “Quem insiste em desconfiar da vacina, quem insiste em achar que é uma vacina experimental, tá provado, gente. Não tem dúvida, tem que vacinar”, completou.

Minas recebe doses da Pfizer amanhã

Antes de anunciar os resultados que afirmam que pessoas não vacinadas têm 11 vezes mais chances de morrer, o secretário Fábio Baccheretti apresentou os dados referentes à Covid-19 no estado. Segundo ele, já foram aplicadas 35 milhões de doses até o momento, ainda que o ritmo de média móvel mostre que menos pessoas estão se vacinando atualmente. Isso se dá porque a maioria das pessoas já recebeu a segunda dose, enquanto o número para a primeira é maior ainda. Hoje, dois terços das doses aplicadas são de reforço.

“Nós temos doses sobrando no estado. Iremos receber amanhã mais 500 mil doses de Pfizer, porque conseguimos que os municípios aplicassem e vamos voltar a receber vacinas”, disse o secretário, apontando que muitos dados de Belo Horizonte ainda seguem pendentes no sistema, o que também prejudica a contabilização. Após a revelação, o secretário ainda disse que Minas é um dos estados “que melhor vacinou” sua população.

Nas últimas 24 horas, o estado teve 3.400 novos casos confirmados pela infecção, além de 17 óbitos. De acordo com Baccheretti, os casos em BH representam forte impacto para os dados de Minas Gerais, como um todo. Ele reforçou a importância de concluir o esquema vacinal.

Programação para a vacinação de crianças

Mais adiante, o chefe da pasta confirmou novamente o início da campanha para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos no país. Segundo ele, o Brasil receberá 20 milhões de doses no primeiro trimestre do ano, sendo 3,7 milhões apenas em janeiro. O estado de Minas Gerais poderá aplicar algo em torno de 10% dessa quantia.

“Devemos receber cerca de 370 mil doses em janeiro, distribuídos nos dias 13, 20 e 27. E assim que recebermos essas doses, imediatamente iremos encaminhar aos municípios, como a gente vem fazendo com as demais vacinas”, informou. Na sequência, o secretário da Saúde revelou a ordem de prioridades para a vacinação infantil.

  • Crianças com comorbidades;
  • Crianças com deficiência permanente;
  • Crianças indígenas e quilombolas;
  • Demais crianças, das mais velhas às mais jovens (isto é, crianças de 11 anos são as primeiras do grupo).

Fábio Baccheretti definiu a vacinação como “única saída para a pandemia”. Ainda, comunicou que existem atualmente 6 casos de Flurona, coinfecção pela gripe e Covid-19, sendo investigados no estado.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!