Covid-19: Betim vai exigir ‘passaporte da vacina’ em bares, academias e outros estabelecimentos

vacina covid
Comprovante da vacinação vai ser obrigatório para adultos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O “passaporte da vacina” vai passar a ser exigido em estabelecimentos de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, a partir do próximo dia 20. A medida tem o objetivo de evitar a contaminação pelo novo coronavírus em estabelecimentos de permanência coletiva. O decreto foi publicado no Diário Oficial desse sábado (4).

A medida exige que os adultos a partir dos 18 anos tenham sido imunizados com pelo menos uma dose da vacina. A pessoa poderá entrar nos estabelecimentos definidos somente após apresentar o cartão da vacina e um documento com foto.

O “passaporte da vacina” já seria exigido a partir desta semana, no entanto uma atualização foi realizada pela Prefeitura de Betim e data passou para o dia 20 deste mês. Confira os estabelecimentos onde vai ser preciso comprovar a vacinação contra a Covid-19 na cidade da Grande BH:

  • Restaurantes, bares, lanchonetes e afins;
  • Espaços para a realização de eventos (casamentos, aniversários e afins);
  • Cinemas, parques de diversões e salões de festas;
  • Teatros museus, circos, exposições e galerias de arte;
  • Academias de ginástica; piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico;
  • Clubes sociais e ginásios esportivos;
  • Shoppings centers e feiras-shoppings;
  • Conferências, convenções e feiras comerciais.

O estabelecimento que não exigir a apresentação do “passaporte da vacina” será multado em R$ 1 mil por pessoa que estiver sem a comprovação legal. Além disso, o alvará de funcionamento poderá ser cassado.

Proteção

A exigência da comprovação da vacinação tem o objetivo de estimular a vacinação e reforçar a proteção da população de Betim, conforme disse o procurador-geral do município. Bruno Cypriano. “É um novo protocolo de biossegurança para locais que concentram mais pessoas e, com isso, apresentam maior risco de contaminação”.

O uso de máscara, álcool 70%, lotação reduzida e distaciamento social são medidas que seguem sendo exigidas nos estabelecimentos.

Onde conseguir?

Serão aceitos como comprovantes o cartão de vacina (impresso) – emitido pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Estado de Saúde ou pela Secretaria Municipal de Saúde, ou o certificado digital de vacinas, que está disponível na plataforma do SUS ou pelo site Conecte SUS

Covid

Betim tem 31.611 casos confirmados do novo coronavírus e 1.359 óbitos. A cidade já chegou a 30.064 pacientes recuperados e 177 estão sendo acompanhados. Os dados são da última sexta-feira (3), dia em que a cidade concluiu a aplicação da primeira dose na população adulta a partir dos 18 anos.

boletim covid betim
Números da pandemia na cidade da Grande BH (Reprodução/Prefeitura de Betim/Facebook)
Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas
Vitor Fórneasvitor.forneas@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Comentários