Covid: BH tem quatro casos suspeitos da variante ômicron em investigação, diz secretário de Minas

análise amostra
Amostras estão sendo analisadas (FOTO ILUSTRATIVA: Sumaia Villela/Agência Brasil)

Quatro casos suspeitos da variante ômicron são investigados em Belo Horizonte. A informação foi repassada pelo secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (13). O responsável pela pasta esclareceu que a pandemia está controlada no estado.

Os pacientes com suspeita da nova variante vieram de Gana, África do Sul e Moçambique. “Estão isolados e com os contatos sendo reconhecidos. A fase de avaliação genômica vai confirmar se os casos são ômicron ou não. Aquele suspeito há duas semanas já foi descartado“, afirmou.

O Brasil, conforme informou o secretário, tem 12 casos da nova variante. “Nenhum em Minas”, ressaltou. A variante delta segue sendo a mais predominante no estado, mas Baccheretti tranquilizou: “Já são 633 municípios sem nenhum óbito no último mês. A pandemia continua controlada no estado”.

Vacinação

Com relação à vacinação contra o coronavírus, Minas chegou a 91,25% do público com 12 anos ou mais tendo sido imunizado com a primeira dose e 81% recebendo a segunda. “Minas vem aumentando a vacinação de duas doses. Estamos entre os cinco estado com mais vacinações”, informou Baccheretti.

Minas Gerais, conforme o Boletim Epidemiológico, tem 2.215.192 casos de Covid-19 confirmados e 56.479 mortes. O número de casos em acompanhamento chegou a 13.836 e os recuperados em 2.144.877. Nas últimas 24 horas foram contabilizados 116 diagnósticos positivos e nenhum óbito.

Edição: Giovanna Fávero
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!