Covid-19: Confins vacina jovens de 25 anos esta semana e tem desafio de conter ‘penetras’

vacina covid
Secretário espera concluir vacinação do público de 18 anos até o fim do mês (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A vacinação contra o novo coronavírus espera alcançar pessoas de 24 anos a partir da próxima semana, em Confins. A cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte já começou nessa terça-feira (13) a aplicar o imunizante no público a partir dos 25. O avanço na aplicação da vacina faz com que a prefeitura tenha que tomar cuidado com os “penetras”.

O calendário vacinal em Confins está mais adiantado do que em cidades como Belo Horizonte e Contagem, por exemplo. Por conta disso, a Secretaria de Saúde tem buscado evitar que pessoas não residentes no município recebam a imunização por lá.

“O avanço da vacinação fez com que tivéssemos uma procura enorme dos moradores de outros municípios. Pessoas com familiares que moram aqui estavam apresentando o comprovante de endereço do parente e buscando se imunizar”, diz Weslei Denis, secretário municipal de Saúde, ao BHAZ.

O desafio da pasta tem sido evitar que isso aconteça e até mesmo a apresentação de comprovantes de endereço falsos. Outro ponto observado são os proprietários de sítios que não moram na cidade, mas que buscam a imunização na cidade.

vacina confins endereço
Prefeitura tenta conter os “penetras” durante vacinação (Prefeitura de Confins/Divulgação)

Estratégia

Para vacinar em Confins, além do comprovante de endereço, é preciso que apresente um outro documento, conforme conta o secretário. “Montamos uma estratégia e a pessoa vai ter que apresentar também o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) vinculado ao nosso município. Assim vai estar comprovado que o cidadão reside em Confins”.

“Se a pessoa não estiver cadastrada, o agente de saúde vai realizar uma visita na casa e atualizará o registro. Somente depois disso que ela estará apta a se vacinar”, explica.

Os profissionais da saúde estão sendo orientados a acionarem a Polícia Militar ao serem coagidos por pessoas que insistentemente tentam fraudar documentos para conseguir a vacina dentro do município.

Confins está aplicando a vacina pela faixa etária e nos trabalhadores da indústria. “Acredito que, na próxima semana, vamos conseguir abaixar para 24 anos. Se tudo der muito certo e as remessas previstas chegarem, até 30 de julho fechamos com o grupo de 18 anos. Depois é aplicar a segunda e última dose”, diz esperançoso.

Conforme os dados do Vacinômetro, a cidade da Grande BH já tem 9.437 pessoas vacinadas.

E em BH?

A capital mineira está vacinando, a partir de hoje (14), pessoas de 42 anos completos até o dia 31 de julho e exclusivamente residentes na cidade. É preciso consultar os locais de vacinação pois, caso o usuário compareça à uma unidade diferente da que foi definida, ele não será imunizado.

Clique aqui para ver os locais de vacinação.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!