Jovem de 19 anos que recusou vacina contra Covid morre no Ceará e prefeitura alerta

Jovem que recusou vacina morre de Covid
Homem era portador de fibrose cística (Banco de Imagens/Envato + Reprodução/@secretariasaudecamocim/Instagram)

No município de Camocim (CE), um jovem de 19 anos que recusou tomar a vacina contra a Covid-19 faleceu em decorrência do vírus nessa terça-feira (25). Segundo a Secretaria de Saúde da cidade cearense, o garoto era portador de fibrose cística e “não havia tomado nenhuma dose de vacina para Covid, por opinião própria”.

Em nota de informe sobre o boletim epidemiológico de Camocim, a prefeitura local apontou que ele estava internado no HNR (Hospital Regional Norte) em Sobral, no interior do Ceará. Ainda, aproveitou a situação para reforçar a importância de concluir o esquema vacinal.

‘Não deixe o vírus se espalhar’

“A Prefeitura Municipal de Camocim, através da Secretaria Municipal de Saúde, lamenta informar o registro do primeiro óbito por COVID-19, no ano de 2022, ocorrido no HNR em Sobral. Um jovem de 19 anos, portador de Fibrose Cística, não havia tomado nenhuma dose de vacina pra Covid-19, por opinião própria”, inicia o comunicado.

“Neste momento, nos solidarizamos na dor da família e amigos. Esclarecemos que todos os casos suspeitos, que evoluem a óbito, são rigorosamente investigados e colhidos materiais para elucidação da causa mortis, através de Comitês estabelecidos pelo Estado, após essa investigação e confirmação da causa de óbito por Covid-19, o óbito pode ser informado e registrado no Boletim Estadual e Municipal”, diz outro trecho da nota.

O final do texto traz um recado importante a todos os cidadãos do município. A prefeitura de Camocim reforça a importância da vacinação e das já conhecidas medidas de segurança contra o novo coronavírus, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Assim, conclui: “Não deixe o vírus se espalhar”.

Confira nota na íntegra:

BH vacina hoje crianças sem comorbidades

Em Belo Horizonte, o cenário para a vacinação infantil parece avançar. Segundo a PBH, os pequenos de 9 anos, sem comorbidades, já podem receber a “picadinha” do imunizante contra o novo coronavírus hoje (27) e amanhã (28). A vacinação será realizada após o repasse de 15.940 doses de Pfizer ao município.

A vacinação nesta quinta-feira vale para crianças nascidas de janeiro a junho de 2012. Já na sexta-feira, quem recebe a primeira dose são as crianças nascidas de julho a dezembro de 2012. Em nota, a PBH informa que a ampliação da vacinação para outras faixas etárias ocorrerá de forma gradativa. Isto é, está condicionada ao recebimento de novas remessas.

Confira aqui o cronograma atualizado para a vacinação de crianças na capital mineira.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!