Moradora de BH receberá nova dose de vacina contra Covid após denunciar falha na aplicação

vacina covid bh
Vídeo registrou líquido escorrendo na aplicação (Arquivo pessoal/Selma Horácio)

Uma moradora de Belo Horizonte vai receber uma nova dose da vacina contra a Covid-19 após uma denúncia de falha na aplicação. Um líquido escorreu no momento em que o imunizante era aplicado e, por conta disso, ela vai ser vacinada mais uma vez nesta quinta-feira (29). A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) confirmou a repetição do imunizante na usuária.

O caso aconteceu no Centro de Saúde Novo Aarão Reis, na região Norte da capital mineira, no último sábado (24). O BHAZ conversou com Selma Horácio e ela contou como tudo aconteceu. “Eu sou autônoma e estava lá perto do posto. Chegou o pessoal para vacinar e uma moça que trabalha lá me chamou dizendo que precisava de mais uma pessoa”.

Segundo o relato de Selma, a funcionária do Centro de Saúde disse que a cada frasco aberto precisa-se de oito pessoas para serem vacinadas. No entanto, no momento só tinha sete. “Como eu já ia tomar a vacina na segunda (26) por ter 37 anos, acabei aceitando tomar, pois queria ajudá-los”.

A autônoma disse que estava na expectativa de ser imunizada, pois tem muito medo de testar positivo para o coronavírus. “Eu trabalho na rua e é perigoso demais. Acabo ficando exposta. Além disso, todo mundo lá de casa pegou. Minha mãe quase morreu. Tivemos que rezar bastante para o pior não acontecer”, conta.

‘Desespero’

O momento tão aguardado de ser vacinada foi registrado em vídeo. “Você vai tomar vacina”, diz a pessoa que gravou as imagens mostrando Selma fazendo sinal de joia. O que era para ser um momento de alívio, por estar imunizada com a primeira dose da Coronavac, acabou se tornando um “desespero”.

“Quando aplicou a vacina um líquido escorreu e perguntei se tinha problema. A moça falou que não e vim embora. Depois de ver o vídeo fiquei assustada, pois vazou demais e fiquei muito mal. Até fiquei ansiosa”, relembra.

Nova vacinação

Selma conta ter procurado o Centro de Saúde na segunda para tentar resolver o impasse. “Voltei até lá só que não resolveu nada”. A solução veio na noite de ontem (28). “A direção do posto me ligou e hoje vou voltar lá para tomar a vacina certinha. A vacina representa a vida, a saúde. Quero me vacinar, pois é o meu direito. Só da vacinar impedir a gente de passar muito mal está ótimo”, diz aliviada.

Procurada pelo BHAZ, a PBH, por meio da SMSA (Secretaria Municipal de Saúde), confirmou que a usuária vai tomar a dose mais uma vez. “A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a equipe do Centro de Saúde Novo Aarão Reis já entrou em contato com a usuária e ela será vacinada novamente”.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!