Covid-19: Ocupação de UTIs em BH tem leve queda pelo 3º dia seguido

Hospital BH leitos
Apesar da melhora, o índice continua em nível máximo de alerta (Amanda Dias/BHAZ + Reprodução/PBH)

A ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento da Covid-19 na capital mineira apresentou leve queda pelo terceiro dia seguido, conforme boletim epidemiológico divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) nesta sexta-feira (22). Mesmo com a pequena melhora, o índice ainda está no nível vermelho e máximo de alerta.

Hoje, 79,3% dos leitos de UTI para a Covid-19 estão ocupados em BH. Ontem, a taxa era de 81%; na quarta-feira, de 81,7%; e na terça-feira, de 84,3%. Já o índice de ocupação de leitos de enfermaria destinados ao tratamento da doença é de 65%, considerado nível amarelo de alerta. O número médio de transmissão por infectado (Rt) foi, de ontem para hoje, de 1,02 para 1,01.

indicadores de monitoramento
Apesar da melhora, ocupação de UTIs continua em alerta máximo (Reprodução/PBH)

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, Belo Horizonte tem 81.654 casos confirmados de Covid-19 e já registrou 2.165 óbitos em decorrência da doença. Além disso, 5.395 casos estão em acompanhamento e 74.094 pessoas já se recuperaram da doença na cidade.

Vacinação em BH

As primeiras doses da Coronavac recebidas em Belo Horizonte já se esgotaram, segundo o prefeito Alexandre Kalil (PSD). Apesar disso, a PBH segue em preparação para quando a cidade receber novas remessas. “Em 48 horas chegou e nós acabamos com a vacina. Estamos planejando agora para a chegada de uma grande quantidade. Vamos chamar a Associação de Farmácias para ajudar e está sendo tudo planejado”, garantiu.

“Quando tem pouca vacina não tem problemas, mas quando chegar em massa, nós estamos preparados para que a maioria do belo-horizontino seja vacinado, em tempo recorde, para a cidade voltar ao normal o mais rápido possível”, afirmou Kalil, em entrevista à RecordTV Minas hoje.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!