Covid: PBH autoriza shows com público em pé e espaço para dança sem distanciamento

dança
Nova portaria permite público em pé nos shows (FOTO ILUSTRATIVA: Reprodução/Pexels/Pixabay)

Uma nova portaria publicada pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) autoriza a realização de eventos com espaços para dança e serviços de alimentação para público de pé. O distanciamento mínimo não é mais obrigatório. O documento com as regras vigentes foi publicado no DOM (Diário Oficial do Município) desta quinta-feira (11).

A portaria atual revogou as anteriores e, a partir de agora, os protocolos sanitários existentes para teatros, shows, espetáculos, eventos sociais, eventos gastronômicos, eventos corporativos, feiras, exposições, congressos e eventos esportivos passam a estar unificados e simplificados em um único protocolo que atenderá aos eventos na cidade.

É importante destacar que a portaria é válida para eventos em locais que possuem alvará de localização e funcionamento que autorize a realização de tais atividades ou para outros espaços, mediante licenciamento.

A principal novidade da portaria é a permissão para o público ficar em pé em shows e o espaço para dança sem distanciamento. Antes da publicação de hoje, o público precisava permanecer sentado ao comparecer em apresentações de teatro, shows e espetáculos.

Exigências

O público e os funcionários dos eventos devem apresentar resultado negativo para Covid-19 em teste do tipo RT-PCR ou teste rápido de antígeno até 72 horas antes do evento ou apresentar o comprovante de vacinação da segunda doses ou de dose única da vacina. A exigência é válida para locais com público superior a duas mil pessoas.

Será necessário ainda impedir a entrada de pessoas sem máscara ou que não estejam utilizando o acessório de forma adequada. Outro ponto a ser observado é a demarcação do trajeto para evitar aglomeração.

O protocolo completo pode ser lido clicando aqui.

Discotecas, danceterias, salões de dança e similares, bem como as atividades de saunas, continuam com suas atividades suspensas, em razão do alto risco sanitário e o potencial de aglomeração e permanência prolongada de pessoas.

Covid em BH

Belo Horizonte tem 290.051 casos confirmados do novo coronavírus e 6.959 mortes. O número de pacientes recuperados chegou a 282.119 e os em acompanhamento a 973. Os dados são do Boletim Epidemiológico e Assistencial divulgado nessa quarta-feira (10).

Ainda conforme o levantamento, os indicadores de monitoramento da pandemia estão no nível verde na capital mineira. Veja como cada um deles está:

  • Número médio de transmissão por infectado (RT) – 0,96 – nível verde
  • Ocupação de leitos de UIT Covid-19 – 50,4% – nível amarelo
  • Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 – 46,8% – nível verde

A vacinação contra a Covid segue sendo realizada e a cidade já está com 82,9% de pessoas imunizadas com a primeira ou única dose. O esquema vacinal está completo para 66,3% dos vacinados. Confira os indicadores da vacinação:

  • Primeira dose – 2.111.178
  • Segunda dose – 1.677.304
  • Dose única – 60.559
  • Dose de reforço ou adicional – 230.429

O boletim pode ser lido aqui.

Com PBH

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!