Covid-19: Cidade mineira decreta lockdown e proíbe venda de bebidas alcoólicas

pessoas máscara covid-19
Uso da máscara é importante na prevenção ao coronavírus (FOTO ILUSTRATIVA – Tomaz Silva/Agência Brasil)

A Prefeitura de São Francisco, no Norte de Minas Gerais, decretou, nesta sexta-feira (21), lockdown na cidade. A medida vale a partir de amanhã e se estenderá pelos próximos 15 dias. O objetivo é conter o avanço do novo coronavírus que, por lá, já contabiliza 195 casos confirmados e nove mortes. Entre as proibições no território do município está a venda de bebidas alcoólicas nos comércios.

O decreto assinado pelo prefeito Evanilso Aparecido Carneiro determina que, de 22 de agosto até 6 de setembro, está suspenso o funcionamento de atividades comerciais consideradas não essenciais, atividades de esporte coletivo, clubes, academias de atividades físicas e similares. Apesar de não poder receber o público, os comércios poderão funcionar por delivery e home office, mas com as “portas fechadas”.

O texto ainda proíbe o comércio de bebidas alcoólicas. A determinação se aplica tanto nas atividades dos comércios essenciais, como nos não essenciais. A prefeitura funcionará em novo horário: das 7h às 11h. Os servidores vão realizar somente trabalho interno e não haverá atendimento presencial ao público.

O que pode abrir?

O Executivo municipal divulgou ainda a lista dos comércios que poderão funcionar mesmo com o lockdown. Estes setores poderão fazer atendimento presencial ao público, mas somente entre às 6h e 18h. Supermercados, açougues, padarias, drogarias, agências bancárias, distribuidoras de gás, setores industriais, comércio varejista de cosmético, produtos de perfumaria e de higiene pessoal são alguns dos segmentos aptos a abrir.

A Fiscalização Sanitária vai estar presente nas ruas para averiguar o cumprimento das medidas estabelecidas no decreto e poderá solicitar o apoio da PM quando necessário. A cidade de São Francisco ainda não aderiu ao programa Minas Consciente, do governo do estado, durante o lockdown o município vai avaliar a possibilidade de adesão.

Covid-19

De acordo com a prefeitura, São Francisco tem 195 casos confirmados de Covid-19 e nove mortes. O informe do municipal aponta que 173 pessoas estão em isolamento social e que 489 pessoas estão recuperadas, sendo 77 delas contraíram o novo coronavírus, enquanto 412 tiveram síndrome gripal inespecífica. O número de caso notificados chegou a 671.

Boletim Covid-19 São Francisco
Dados da Covid-19 no município (Reprodução/Prefeitura de São Francisco)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!