Comércio de BH vai funcionar de segunda a sexta a partir da próxima semana

kalil prefeito
Anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Kalil (Amanda Dias/BHAZ)

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou nesta quinta-feira (20) que os dias de funcionamento do comércio na capital foram ampliados. A partir da próxima semana, os lojistas poderão funcionar de segunda a sexta-feira – atualmente, os estabelecimentos podem abrir três dias, de quarta a sexta. A medida foi comemorada pelo sindicato de lojistas que considerou a decisão do chefe do Executivo municipal uma “vitória”.

“Anuncio a vocês que vamos abrir o comércio de segunda a sexta-feira. O mesmo horário e o mesmo protocolo”, disse Kalil. O prefeito também autorizou a abertura de restaurantes no horário do almoço, entre 11h e 15h, mas com a proibição da venda de bebidas alcoólicas. As praças de alimentação dos shoppings poderão ter consumo no local de venda, das 12h (horário a partir do qual os centros comerciais podem abrir) às 15h.

A partir da próxima segunda-feira, o comércio de BH poderá funcionar com as seguintes normas:

  • Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas; segunda a sexta, entre 11h e 19h;
  • Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): segunda a sexta, entre 11h e 19h;
  • Salões de beleza (cabeleireiros, manicures e pedicures): terça a sexta-feira, entre 11h e 20h; sábado, entre 9h e 17h; em shopping centers, entre 12h e 20h.
  • Shopping centers, segunda a sexta, entre 12h e 20h. No caso das praças de alimentação em shoppings, para consumo no local, o funcionamento, nesse primeiro momento, será das 12h às 15h. Válido a partir de 24/8. (Sem bebida alcoólica)
  • As atividades em drive-in não terão restrição de dias de funcionamento, mediante procedimento de autorização junto à Prefeitura. Voltam também a funcionar sem restrição de dia e horário o Comércio varejista de artigos de óptica e de artigos médicos e ortopédicos contemplados na fase de controle.
  • Bares, restaurantes, lanchonetes e sorveterias (Funcionamento para consumo no local): De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h. (Sem bebida alcoólica)
  • Parques Públicos (Funcionamento a partir do dia 29 de agosto. De quinta-feira a domingo, das 8h às 17h): Entrada mediante agendamento on-line, com distribuição de senhas limitadas. Ver capacidade dos parques, dias e horários de funcionamento, regras de visitação e agendamento no Portal da PBH.

Kalil pediu à população que continue respeitando e seguindo as determinações sanitárias, pois não está descartado o fechamento da cidade, caso os números voltem a aumentar. “Esta abertura gradual, com calma, depende de todos você. Fizemos esforço demais, sofremos demais. Queremos preservar vidas. A crise econômica vamos resolver, sem dúvidas, no ano que vem”, destacou.

‘Vitória’

O aumento nos dias de funcionamento do comércio foi comemorado pelo presidente do Sindilojas-BH (Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte), Nadim Donato. “Semana de trabalho pra gente é vitória. Estávamos com 30% de faturamento e agora temos condições de recuperar. O prefeito atendeu a questão de alimentação, pois o setor estava trabalhando sem local para almoço. Tivemos uma vitória”, comemorou.

Donato havia solicitado que a PBH autorizasse o comércio a funcionar durante quatro dias. Com a decisão de Kalil, o presidente do Sindilojas-BH diz que depende dos comerciantes a manutenção do comércio aberto. “Não podemos deixar fechar as lojas novamente. Temos estimativa de 7 mil lojas fechadas e 22 mil demissões, infelizmente”. O representante da entidade disse que a recuperação do setor acontecerá em 2021.

“Este ano é para o comércio sobreviver”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!