‘Auxílio Belo Horizonte’: Kalil vai entregar PL que visa implementar benefício na cidade

Kalil auxílio
Prefeito vai entregar projeto aos vereadores na próxima semana (Moisés Teodooro/BHAZ + Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Um PL (Projeto de Lei) que visa implementar um auxílio emergencial em Belo Horizonte será entregue pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) aos vereadores da capital mineira. O anúncio foi realizado pelo líder do governo na Câmara, Léo Burguês (PSL), nessa quarta-feira (14). O objetivo da proposição é “ajudar os que mais precisam neste momento de pandemia”, segundo o parlamentar.

“Nós teríamos hoje [quarta] uma reunião com a secretária Maíra [Colares] sobre um projeto que vai ser apresentado pela prefeitura, com o secretário André [Reis] na interlocução. O prefeito Kalil faz questão de estar presente na entrega deste projeto”, afirmou Léo Burguês ao introduzir o tema.

Na sequência da fala, o líder de Kalil na Câmara destacou que “todos os 41 vereadores estão convidados para ir à prefeitura para apresentação do projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social”. “Chamará Auxílio Belo Horizonte. O objetivo, obviamente, é ajudar os que mais precisam neste momento de pandemia”.

“O prefeito entende que este é um projeto da cidade de Belo Horizonte e não existe autor A, B ou C. É um anseio de todos os 41 vereadores, de todos os secretários e, claro, do chefe do poder Executivo. Por isso, o prefeito faz este convite”, concluiu.

O valor que será repassado para os futuros beneficiários do Auxílio Belo Horizonte não chegou a ser informado.

Demanda

A implementação de uma ajuda financeira, por parte da PBH, chegou a ser solicitada por vereadores e pelo Conselho Municipal de Assistência Social. Em maio deste ano, uma resolução foi publicada no DOM (Diário Oficial do Município) recomendando “ao poder Executivo municipal a instituição de Renda Básica Emergencial e/ou Permanente”.

A razão do pedido é o “enfrentamento das situações de pobreza e extrema pobreza decorrentes da pandemia da Covid-19”. A resolução foi assinada por Lúcio Luiz Tolentino, presidente do conselho.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a prefeitura tem distribuído cestas básicas e kit higiene para famílias de estudantes da Rede Municipal de Educação e famílias/ou indivíduos residentes em Belo Horizonte em situação de vulnerabilidade social ou econômica, devidamente identificados por nome e CPF.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!