Mais de 87 mil novas doses da vacina contra a Covid-19 chegam a Minas

Vacina chega a Minas
Ainda ontem, as doses da vacina de Oxford também chegaram no estado (BH Airport/Divulgação)

Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou a Minas Gerais nesta segunda-feira (25): mais 87,6 mil doses da Coronavac, da fabricante Sinovac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, aterrissaram  no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, região metropolitana da capital.

De acordo com o Governo de Minas, o novo lote chegou às 15h20 e foi conduzido, com escolta da Polícia Militar, para a Central Estadual de Rede de Frio do Estado, em BH. A estimativa é de que essa quantidade sejam suficientes para imunizar cerca de 43.800 pessoas, já que a imunização ocorre com duas doses da vacina.

O primeiro lote da Coronavac chegaram a Minas Gerais na última segunda-feira (18), com 577 mil doses. As doses marcaram o início da maior operação de vacinação da história de Minas Gerais. Em 18 horas, todas as 28 superintendências regionais de saúde haviam recebido os imunizantes.

Vacina de Oxford

Ainda nesse domingo (24), o estado também recebeu as 190.500 doses da vacina Covishield, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca/Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). As doses devem ser distribuídas nos próximos dias aos municípios do estado para garantir a vacinação dos trabalhadores da Saúde.

Os estudos de soroconversão da vacina Covishield demonstraram resultados em 98% dos indivíduos em 28 dias após a primeira dose, e 99% em 28 dias após a segunda dose. A eficácia da vacina foi demonstrada em um esquema contendo 2 doses com intervalo de 12 semanas. Os indivíduos que tinham uma ou mais comorbidades tiveram uma eficácia da vacina de 73,43%.

Logística

A logística de distribuição das novas doses recebidas segue o fluxo já existente. As vacinas ficam armazenadas na Rede de Frio, nas condições ideais de temperatura, e de lá são encaminhadas, por via terrestre ou aérea, às 28 Unidades Regionais de Saúde. Uma vez nas regionais, os municípios são contatados para recolherem as doses de vacinas.

A expectativa da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) é a de que a partir das negociações feitas pelo Ministério da Saúde e com as liberações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o estado receba, periodicamente, novas remessas da vacina.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!