Minas atinge 50 mil mortes por Covid e especialista alerta sobre pandemia: ‘Ainda não acabou’

cemitério
Foram registradas 158 mortes em 24 horas (FOTO ILUSTRATIVA: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Minas Gerais atingiu a triste marca de 50 mil mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (28). Somente nas últimas 24 horas foram registrados 158 óbitos. Agora, o estado contabiliza 50.059 vidas perdidas pela doença. Especialista entrevistado pelo BHAZ alerta para a necessidade das medidas sanitárias serem seguidas, pois “ainda estamos no meio do caminho”. Luto oficial foi decretado na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais).

O Boletim Epidemiológico da SES-MG (Secretario de Estado de Saúde de Minas Gerais) indica que 6.071 pessoas testaram positivo para a Covid de um dia para o outro. O total de diagnósticos positivos chegou a 1.948.753. A média de idade dos casos é 41 anos.

Sobre as mortes, 70% acontece entre pessoas de 60 anos ou mais. A média é de 67 anos. O médico infectologista Leandro Curi alerta para a necessidade do respeito às medidas de prevenção para evitar a contaminação pelo novo coronavírus e a morte pela doença. Ele faz um comparativo sobre o começo da pandemia e a atual situação.

“No ano passado, a Covid era uma coisa da TV, do jornal. Agora, todos nós conhecemos alguém que teve o vírus, ou até mesmo pegou. A variante de Manaus e a Delta mudaram o perfil dos pacientes. Os mais jovens estão morrendo. Aquela história de grupo de risco acabou. Hoje está morrendo gente que não morria no ano passado”.

‘Ainda não acabou’

A vacinação é o principal aliado no combate à doença, mesmo assim não se pode abrir mão dos cuidados. “Ainda estamos no meio caminho. Ainda não acabou. A correnteza está pesada e matando muita gente. Somente vacinação em massa para resolver”, alerta.

Minas Gerais, segundo o boletim, recebeu 16.618.204 doses do Ministério da Saúde. Veja o total de doses aplicadas no estado:

  • 1ª Dose – 9.632.537
  • 2ª Dose – 3.335.101
  • Dose única – 367.263

ALMG em luto

Luto oficial de três dias foi decretado na ALMG pelo presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PV). O anúncio foi realizado pelas redes sociais do parlamentar que lamentou a marca de 50 mil óbitos.

“Minas atinge a terrível marca de 50 mil vidas perdidas pela Covid. É uma dor nunca antes imagina. Minha solidariedade e meus sentimentos às famílias das vítimas. A partir de hoje, a ALMG está em luto oficial de três dias. A luta pelo povo mineiro jamais cessará”, publicou.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!