Coronavírus: Motéis continuam funcionando em BH; infectologista diz que é preciso cuidado extra

motéis continuam funcionando em bh
Higienização das suítes são algumas das medidas tomadas pelo motéis de BH (Rede Motéis BH/Divulgação)

Em meio ao avanço da pandemia do coronavírus, alguns estabelecimentos considerados essenciais continuam funcionando como supermercados, farmácias e açougues. E também aqueles considerados secundários, como motéis.

Para driblar a queda no movimento, os motéis estão reforçando nas redes sociais, as medidas tomadas para atrair o público que está em isolamento social. Mas especialistas apontam que os cuidados nesses estabelecimentos devem ser redobrados para evitar contaminação.

Uma funcionária do Le Baron, no bairro João Pinheiro, na região noroeste de Belo Horizonte, afirmou que a motel está funcionando normalmente e que os cuidados com a higiene sempre foram rígidos.

A rede Motéis BH divulgou um comunicado em suas redes, garantindo os processos de qualidade. “Estamos higienizando com maior critério todos os ambientes, equipamentos, mesas e utensílios com os produtos indicados”, consta na legenda.

Já no Motel Fly, que fica em Contagem, na região metropolitana de BH, o gerente de marketing, Danilo Maia, fez uma postagem no Instagram oficial do estabelecimento, comunicando que os protocolos de higiene foram redobrados. Além disso, ele informou também que eles usam uma máquina de ozônio para limpar as suítes.

O que diz o especialista

Em conversa com o BHAZ, o infectologista Leandro Curi, a orientação é evitar qualquer tipo de aglomeração. E que é preciso avaliar o custo-benefício ao sair de casa.

No caso dos motéis, ele reforça que os ambientes devem ser extremamente arejados e limpos constantemente. “O estabelecimento deve cuidar para ter uma limpeza criteriosa para evitar qualquer tipo de contaminação”, crava o especialista.

Questionado pelo uso de ozônio utilizado para limpeza, o médico desconhece estudos sustentando eficácia do estratégias dessa natureza em relação a infecções de transmissão respiratória.

Decretos

O decreto do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil que restringe abertura do comércios no município não especifica o funcionamento dos motéis. Consta apenas a informação de que ” funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres no interior de hotéis, pousadas e similares, poderá ser mantido para atendimento exclusivo aos hóspedes, desde que adotadas as medidas estabelecidas pelas autoridades de saúde e de prevenção ao contágio e contenção da propagação de infecção viral relativa ao Covid-19″, diz o documento.

Em Contagem, o decreto segue a mesma orientação da prefeitura de Belo Horizonte.

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!