Mulher sofre preconceito após mortes do pai e do marido, vítimas de Covid-19: ‘Aquela doença’

preconceito covid
As pessoas recusam atendimento a ela e pedem atestado médico em estabelecimentos (Metrópoles)

Por Manoela Alcântara, do Metrópoles

A dor de perder o pai e o marido para o coronavírus tem sido multiplicada para Márcia Cristina dos Santos, 50 anos. Esposa do sargento da Polícia Militar José Romildo Pereira, que morreu em 2 de abril, e filha de Benedito dos Santos, 84, que veio a óbito dois dias depois, ela tem sofrido com o preconceito nas ruas. As pessoas recusam atendimento a ela e pedem atestado médico em estabelecimentos.

“Eu sai de casa duas vezes para resolver questões da morte do meu marido, fui ao cartório e ao banco. Nos dois lugares, sofri preconceito: ‘É a esposa daquele PM que morreu daquela doença’, disseram no cartório. No banco, uma atendente se recusou a me atender sem atestado médico. Isso porque eu estava de máscara, seguindo todos os protocolos”, lamentou a mulher, que é enfermeira.

Márcia teve Covid-19, ficou isolada em casa com a mãe, que levava a alimentação na porta do quarto, por 14 dias. Depois desse período, ela se recuperou e não tem mais a doença nem risco de contaminar ninguém. Mesmo assim, só fica de máscara em casa e nas ruas. “Eu não quero pegar essa doença de novo. Estou também cuidando da minha mãe, que é idosa”, disse.

O sargento José Romildo era o responsável na casa por resolver questões burocráticas e, além da dor, Márcia precisa cuidar de todos os trâmites cartoriais.

“Eu perdi os dois homens da minha vida. Se eu pudesse pedir três coisas, seriam: para que as pessoas se cuidassem, para que não me maltratassem, tivessem respeito e consideração”, ressaltou.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!