Covid: Pfizer diz que pílula desenvolvida é 89% eficaz na prevenção de internações e mortes

remédio
Farmacêutica vai pedir liberação para agência reguladora dos EUA (FOTO ILUSTRATIVA: Reprodução/stevepb/Pixabay)

Uma pílula desenvolvida pela Pfizer teve eficácia de 89% na redução do risco de internação ou morte em pessoas com casos graves de Covid-19. A divulgação dos resultados preliminares do estudo de fase 2/3 da farmacêutica aconteceu nesta sexta-feira (5).

De acordo com a Pfizer, o Paxlovid, nome do antiviral, teve resultado positivo nos pacientes medicados três dias após o recebimento do diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Os testes realizados pela farmacêutica mostraram a segurança da substância.

O resultado da eficácia do medicamento foi comemorado por Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer. “Os dados sugerem que nosso antiviral tem o potencial de salvar a vida dos pacientes, reduzir a gravidade das infecções por Covid-19 e eliminar até nove em cada dez hospitalizações”, disse.

‘Virada de jogo’

A farmacêutica vai solicitar o uso do antiviral no Estados Unidos, ainda neste mês. O pedido será feito junto à Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA). “As notícias de hoje são uma verdadeira virada de jogo nos esforços globais para deter a devastação desta pandemia”, completou Bourla.

O diretor científico e presidente mundial de pesquisa, desenvolvimento e medicina da Pfizer, Mikael Dolsten, destacou o trabalho dos pesquisadores.

“Estamos incrivelmente orgulhosos de nossos cientistas, que projetaram e desenvolveram esta molécula, trabalhando com a maior urgência para ajudar a diminuir o impacto desta doença devastadora nos pacientes e suas comunidades”, afirmou.

Caso o antiviral da Pfizer seja autorizado pelas autoridades regulatórias, dois comprimidos estarão disponíveis para as pessoas tomarem visando evitar internação hospital. O primeiro que recebeu aval foi o da Merck e Ridgeback Biotherapeutics que já pode ser usado no Reino Unido e está para receber o aval nos Estados Unidos.

O comunicado da Pfizer na íntegra pode ser lido clicando aqui.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!