PBH convoca pessoas de 27 e 28 anos para dose de reforço nesta quarta-feira

Vacina
Nova faixa etária já pode receber terceira dose (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Pessoas de 27 e 28 anos já podem receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (12), em BH. A terceira aplicação é destinada àqueles que receberam duas doses da Coronavac, e cuja data da segunda aplicação tenha completado 4 meses. A SMSA-BH (Secretaria Municipal de Saúde – Belo Horizonte) orienta que o usuário se vacine no dia da convocação.

Segundo a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), caso a pessoa decida tomar a vacina em data posterior, ela está sujeita a enfrentar filas. Isso porque, na capital, os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina, portanto, é importante comparecer na data da convocação.

Horários e endereços

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h nos centros de saúde e postos extras; de 8h às 16h30 nos pontos drive-trhu; e de 13h às 19h30 nos shoppings. Os endereços estão disponíveis aqui. Para receber a imunização é necessário levar cartão de vacina, identidade e CPF.

Um outro detalhe importante é que os locais de vacinação são dinâmicos e passam por alterações diariamente por questões de logística para evitar aglomeração. Por isso, os usuários devem ficar atentos e sempre checar os locais antes de se deslocar aos endereços.

Agendamento da terceira dose

Conforme dito pela a prefeitura, não é necessário agendar a vacinação em nenhum ponto. Entretanto, algumas unidades de saúde oferecem a opção de agendar a aplicação da dose de reforço. Esse é um projeto da SMSA-BH para levar mais comodidade aos usuários.

Os locais onde é possível agendamento estão marcados no portal da Prefeitura. Os horários disponíveis são somente no turno da tarde, de segunda a sexta-feira, e vão de acordo com a disponibilidade de vagas do sistema (acesse o portal da prefeitura AQUI).

Mas atenção: é possível agendar somente no dia da convocação, ou seja, pessoas de 27 e 28 anos podem marcar a vacinação nesta quarta-feira (12). Pessoas de faixas etárias anteriores e de grupos já convocados não podem utilizar o serviço e devem procurar a unidade de saúde estabelecida para sua idade ou grupo para receber a dose da vacina.

Acamados devem aguardar contato

Para as demais faixas etárias e grupos, é preciso aguardar a convocação da PBH para receber a dose de reforço. Aqueles que são acamados devem esperar o contato das equipes da Secretaria Municipal de Saúde para realizar o agendamento da vacinação. 

Confira o cronograma com as próximas datas de aplicação da terceira dose contra a Covid-19:

Dia 13/01 (quinta-feira):

  • Dose de reforço para pessoas de 55 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses.

Dia 14/01 (sexta-feira):

  • Dose de reforço para pessoas de 54 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses.
     
  • Repescagem da dose de reforço para todos os grupos e faixas etárias já convocadas, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses.

Com PBH

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!