Secretário e até jornalista do governo já foram vacinados; MP investiga

Secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, falando ao microfone
Carlos Eduardo Amaral informou ter sido imunizado (Pedro Gontijo/Imprensa MG)

Atualização às 21:05 do dia 09/03/2021 : Esta reportagem foi editada para incluir o posicionamento da SES-MG, enviado após a publicação inicial.

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, já se vacinou contra o novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo próprio gestor em entrevista à Record TV Minas, nessa segunda-feira (8). Além dele, outros servidores também foram imunizados contra a doença que matou mais de 19 mil mineiros até hoje (9). Uma investigação apura se houve desrespeito à fila de vacinação.

Amaral explicou que a imunização aconteceu em profissionais que “vão para a linha de frente” na atuação contra a Covid-19. “Nós temos assessores que vão na força-tarefa, assessor de comunicação e fotógrafo que vai. Estes que são focados recebem a vacinação também porque eles vão para a linha de frente”, explicou. Apesar de não citar quando aconteceu, o secretário disse sobre as condições em que tomou o imunizante.

“Eu só fui vacinado depois da nossa primeira força-tarefa. Já descentralizamos para todos os municípios o que equivale a 82% dos trabalhadores da saúde. Neste momento, se todos os municípios fizerem o que está no PNI (Programa Nacional de Imunização), nós deveríamos ter 82% dos trabalhadores da saúde vacinados”, afirmou.

Todos vacinaram?

O secretário esclareceu que nem todos os servidores da Saúde tomaram a vacina. De acordo com a reportagem da Record TV Minas, dos 6 mil funcionários diretos da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), quase 500 foram imunizados até o momento. “De forma nenhuma nós vacinamos [toda] a Secretaria Estadual de Saúde. Nós temos inúmeros servidores que ficarão para depois, uma vez que não estão nos grupos prioritários”.

Uma investigação do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) e da Polícia Federal apura se houve irregularidade na vacinação dos servidores, conforme informou a reportagem. Procurada pelo BHAZ, a SES-MG enviou um posicionamento após a publicação inicial desta reportagem.

“A decisão de vacinar os trabalhadores de saúde da SES-MG foi tomada por deliberação entre os gestores municipais e estaduais por meio da Comissão Intergestores Bipartite do SUS MG – CIB, de 9 de fevereiro de 2021 que esclareceu que fazem parte dos grupos iniciais prioritários da vacinação os trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e órgãos estaduais de saúde que, em razão de suas atividades, tenham contato com o público”, afirmou, em trecho de nota (leia a íntegra abaixo).

A pasta ainda listou quais servidores foram vacinados:

  • exerçam suas atividades na Rede de Frio Estadual, Centrais Regionais de Regulação Assistencial, Farmácias de Minas e Almoxarifado para garantir o funcionamento desses serviços;
  • trabalhadores que estão ou necessitam (com justificativa) ir para o campo (investigação, inspeções sanitárias, vistorias e visitas técnicas), garantindo que as ações sejam executadas nos territórios, principalmente os municípios em situação crítica para a Covid-19;
  • trabalhadores que precisam executar suas atividades presenciais para reduzir o risco de disseminação da doença e provocar, como consequência, um surto por Covid.

“Esses trabalhadores, desde o início da pandemia, atuam junto às equipes municipais, no enfrentamento direto à Covid-19, trazendo informação qualificada para a tomada de decisão do governo estadual e para esclarecimento da sociedade, além de gerenciar insumos e equipamentos para garantir o atendimento da população”, complementou.

Covid-19 em Minas

De acordo com a SES-MG, o estado chegou nesta terça-feira (9) à marca de 928.402 diagnósticos positivos da doença e 19.605 óbitos. Belo Horizonte é a cidade com mais casos: 116.419. Na sequência aparecem Uberlândia (71.863), Contagem (20.903), Juiz de Fora (20.734) e Ipatinga (20.343).

Em Minas Gerais, 700.179 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Já a segunda – e última – foi aplicada em 332.270 mineiros, conforme dados disponibilizados no Vacinômetro, plataforma do Governo de Minas.

Veja a relação dos grupos vacinados até esta terça-feira:

  • Trabalhadores de Saúde

1ª dose – 451.599 / 2ª dose – 257.057

  • Idosos residentes em Instituições de Longa Permanência

1ª dose – 28.639 / 2ª dose – 20.110

  • 90 anos ou mais

1ª dose – 83.962 / 2ª dose – 35.289

  • Entre 85 e 89 anos

1ª dose – 84.645 / 2ª dose – 10.888

  • Entre 80 e 84 anos

1ª dose – 40.699 / 2ª dose – 1.212

  • População indígena aldeada

1ª dose – 7.267 / 2ª dose – 5.441

  • Pessoas com deficiência em residências inclusivas

1ª dose – 3.368 / 2ª dose – 2.273

Mais vacina

O governador Zema anunciou que “mais uma remessa” de vacinas vai chegar para Minas hoje. “Nesta terça-feira, receberemos 303.600 doses para vacinar os mineiros. A 7ª remessa desembarcará no Aeroporto Internacional de Confins, às 19h30, e será encaminhada para a Central de Rede de Frio para distribuição às regionais de Saúde”, informou pelas redes sociais.

Nota da SES-MG

“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 enfatiza que são trabalhadores dos serviços de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais vinculados à Saúde. A orientação é válida também para trabalhadores de apoio que trabalham nesses locais.

A decisão de vacinar os trabalhadores de saúde da SES-MG foi tomada por deliberação entre os gestores municipais e estaduais por meio da Comissão Intergestores Bipartite do SUS MG – CIB, de 9 de fevereiro de 2021 que esclareceu que fazem parte dos grupos iniciais prioritários da vacinação os trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e órgãos estaduais de saúde que, em razão de suas atividades, tenham contato com o público.

A SES informa ainda que a Secretaria é a responsável pela organização das políticas e estratégias de enfrentamento à covid-19 no estado de Minas Gerais e todos os seus funcionários, independentemente de vínculo e formação acadêmica, são trabalhadores da saúde. Muitos deles vão a campo, visitam hospitais e fazem viagens relacionadas a políticas públicas na área de saúde, razão pela qual são grupos prioritários.

Só puderam se imunizar, nesse momento, os trabalhadores que:

  • exerçam suas atividades na Rede de Frio Estadual, Centrais Regionais de Regulação Assistencial, Farmácias de Minas e Almoxarifado para garantir o funcionamento desses serviços;
  • trabalhadores que estão ou necessitam (com justificativa) ir para o campo (investigação, inspeções sanitárias, vistorias e visitas técnicas), garantindo que as ações sejam executadas nos territórios, principalmente os municípios em situação crítica para a Covid-19;
  • trabalhadores que precisam executar suas atividades presenciais para reduzir o risco de disseminação da doença e provocar, como consequência, um surto por Covid.

A SES-MG ainda esclarece que muitos de seus servidores vão a campo, visitam hospitais, fazem viagens relacionadas a políticas públicas na área de saúde, razão pela qual são grupos prioritários. Esses trabalhadores, desde o início da pandemia, atuam junto às equipes municipais, no enfrentamento direto à Covid-19, trazendo informação qualificada para a tomada de decisão do governo estadual e para esclarecimento da sociedade, além de gerenciar insumos e equipamentos para garantir o atendimento da população. Além disso, no contexto pandêmico que se vive, com a grande maioria da população ainda altamente suscetível à infecção pelo vírus, também é prioridade a manutenção do funcionamento e da força de trabalho dos serviços de saúde incluindo os trabalhadores da saúde e dos serviços considerados essenciais. (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação da Vacinação contra a COVID-19, 4ª edição, 15/02/2021, Ministério da Saúde pag. 21 e 22)”.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!