Secretário de MG nega irregularidade após ser acusado de ‘furar fila’ da vacinação

Secretário Carlos Eduardo Amaral dando entrevista
Ex-secretário Carlos Amaral foi demitido por Zema (Pedro Gontijo/Imprensa MG)

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, acredita que não errou ao se vacinar contra a Covid-19. A avaliação foi feita em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (11). No total, 806 servidores foram imunizados. Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi instaurada na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) para apurar o caso.

O gestor da Saúde disse que a vacinação dele e dos demais servidores aconteceu “no momento oportuno”. “Não vejo nenhum ilícito, não vejo nenhuma imoralidade… Toda operação foi feita na legalidade, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Nós estamos dentro do Plano Nacional de Imunização. Houve consulta prévia aos órgãos de controle. Os servidores foram vacinados porque havia chegado seus grupos”.

Amaral ressaltou que a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) já havia distribuído “vacinas para os grupos prioritários” quando ele e os servidores foram imunizados. “Se não foram vacinados, não foi por falta de distribuição. Se houve algum caso de descumprimento, será avaliado, tanto pela administração do estado, quanto pela controladoria”.

Os nomes dos servidores imunizados não foi revelado devido à Lei Geral de Proteção de Dados, citada por Amaral. Apesar disso, ele afirmou que houve notificação junto ao Ministério da Saúde. O secretário apresentou ainda as funções desempenhadas pelos imunizados para justificar a vacina recebida: trabalho de campo, visitas técnicas e a hospitais, organização da rede, manutenção, entre outros. Amaral informou que a vacinação dele foi publicada no Minas Gerais, o diário oficial do estado.

Conversa com Zema e CPI

Pela manhã, o secretário de Saúde teve uma conversa com o governador Romeu Zema (Novo). “Expliquei exatamente o que expliquei para vocês. Ele manifestou desconforto e expliquei que temos controle com nossos órgãos e ele cobrou rigor e legalidade”.

A possível saída de Amaral da secretaria chegou a ser ventilada nos bastidores, mas ele desmentiu os boatos. “Isso não foi cogitado em momento nenhum… Em relação à permanecer na secretaria, é um cargo de confiança do governador. Não fiz nada de errado, no ponto de vista da legalidade, e me sinto confortável [para seguir no comando]”.

Deputados estaduais aprovaram a instauração da CPI dos Fura-filas que vai investigar a imunização do secretário e dos mais de 800 servidores. Amaral mostrou tranquilidade e não acredita que isso vai piorar a relação do Legislativo com o Executivo. “A CPI é um mecanismo democrático de acompanhar o que está acontecendo. Sendo convocado, eu vou prestar os esclarecimentos legais”.

‘Dias complicados’

Minas bateu um novo recorde de mortes em 24 horas pela Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, o estado registrou 263 óbitos, e assim totaliza 20.087 perdas pelo coronavírus. O número de casos confirmados nesse mesmo espaço de tempo é de 7.745. O estado mineiro já totaliza 946.556 diagnósticos positivos de Covid-19 confirmados pelas unidades de saúde.

O secretário de Saúde do estado afirmou que a tendência é da situação, infelizmente, piorar nos próximos dias. “A secretaria está engajada no acompanhamento e operacionalização do Covid. Os próximos 15/20 dias serão complicados, mas tenho certeza que minha equipe dará conta, com certeza”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!