Taxa de transmissão da Covid tem aumento e volta ao nível amarelo em BH

hospital covid bh
Indicadores mostram aumento de ocupação em hospitais (Amanda Dias/BHAZ)

Um dos três principais indicadores da Covid-19 em Belo Horizonte voltou a subir nesta quinta-feira (30). De ontem (29) para hoje, o chamado fator Rt, que indica o número médio de pessoas que cada infectado consegue contaminar, subiu de 0,99 (nível verde) para 1,0 – o que coloca o índice de volta no nível amarelo.

Os demais indicadores também tiveram aumento no mesmo período de 24 horas. No entanto, eles permanecem no nível verde de alerta. Os dados são do Boletim Epidemiológico Assistencial da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) divulgado nesta quinta-feira (30). As taxas de ocupação de UTIs e de enfermarias estão em 45,3% e 33,8%, respectivamente.

De acordo com o levantamento, a capital já vacinou 1.248.467 pessoas com a segunda dose do imunizante e outras 59.262 pessoas receberam a vacina da Janssen, de dose única. Isso representa 50,4% do público-alvo, que, conforme a PBH, inclui pessoas acima de 18 anos residentes na capital ou moradores de outras cidades que tomaram a vacina em BH.

Indicadores desta quinta-feira (30) (Reprodução/PBH)

Casos em BH

Os casos confirmados de Covid-19 em Belo Horizonte desde o início da pandemia chegaram a 283.594, ainda conforme o boletim. Já o número de pessoas que morreram em decorrência da doença é de 6.740, e os recuperados são 274.853.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!