Uberlândia assina acordo para comprar 400 mil doses da Coronavac

prefeito de uberlândia vacina
Prefeito anunciou compra de 400 mil doses (Reprodução/Facebook/Prefeitura de Uberlândia + Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, firmou acordo com o Instituto Butantan para comprar 400 mil doses da Coronavac. O anúncio foi realizado pelo prefeito Odelmo Leão, pelas redes sociais, nessa quinta-feira (17). Com a aquisição é possível imunizar 200 mil pessoas na cidade contra o novo coronavírus. No grupo prioritário vão estar os profissionais da saúde e os idosos.

“Fui ao Instituto Butantan e está aqui o memorando de entendimento assinado por mim e pelo presidente do instituto para que Uberlândia possa ter acesso à vacina contra a Covid-19. O momento agora é de aguardar para que o Butantan faça a aprovação da vacina junto a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que me parece estar próximo, para que eu possa tomar as providências”, afirmou.

Odelmo destacou que Uberlândia já tem os locais para a população ser vacinada e que a logística está em fase de conclusão. “Temos mais de 70 pontos de vacinação em nossa cidade e já estamos finalizando a logística para que, assim que chegarem as doses, possamos começar a aplicá-las imediatamente, priorizando as pessoas mais vulneráveis ou em maior contato com o vírus, como idosos e profissionais de saúde”.

O chefe do Executivo municipal ainda disse aguardar a definição do governo federal quanto ao repasse do imunizante. “Se o governo comprar a vacina, esperamos que passe as quantidades de doses para atendermos médicos, idosos, o pessoal da saúde e educação”.

Uberlândia, conforme o Boletim Epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) de ontem, tem 39.791 casos confirmados do novo coronavírus e 725 mortes.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!