UFMG inicia testes com candidata a vacina contra a Covid-19

Vacina sendo aplicada
Vacina começou a ser testada hoje (Angelo Esslinger/Pixabay)

Da UFMG

A Faculdade de Medicina da UFMG inicia, nesta quarta-feira (4), o ensaio clínico da vacina candidata da Johnson & Johnson contra a Covid-19, após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) autorizarem a retomada dos estudos no Brasil. Os testes estavam suspensos em âmbito mundial desde o dia 12 de outubro devido ao evento adverso grave registrado com um voluntário dos Estados Unidos.

De acordo com o professor Jorge Andrade Pinto, coordenador dos ensaios na UFMG, o evento foi exaustivamente investigado tanto por comitês de segurança independentes quanto pelas agências reguladoras, e nenhuma causa clara foi identificada, mostrando a ausência de relação com o produto vacinal em teste. A autorização foi publicada nessa terça-feira (3) pela Anvisa, mas nos Estados Unidos a permissão para continuidade se deu no dia 23 de outubro.

A interrupção adiou o início dos testes conduzidos pela faculdade de Medicina, e só hoje os primeiros candidatos selecionados, após o preenchimento do formulário on-line, estão recebendo as doses do produto vacinal. O atendimento ocorre a partir de agendamento feito pela equipe responsável, após coleta e avaliação das informações necessárias.

Jorge Pinto lembra que, em algum momento, todos os inscritos no pré-cadastro on-line receberão uma resposta sobre sua participação, seja para esse ensaio clínico ou para testes com outros produtos vacinais e anticorpos monoclonais que visam combater o vírus Sars-CoV-2.

Centro colaborador

A Faculdade de Medicina é um dos dois centros brasileiros que atuam como colaboradores dos estudos desenvolvidos pela rede Covid-19 Prevention Network (CoVPN) para oferecer respostas à pandemia do novo coronavírus – o outro é o Instituto Nacional de Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Com Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!